JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Noticias Prelazia de Tefè – Boletim de dezembro

Deixe um comentário

NOTÍCIAS – Dezembro de 2014

CURSO DE  POLÍTICAS PÚBLICAS

Nos dias 28 e 29 de novembro aconteceu a 7ª etapa do Curso de Formação de Políticas Públicas, no Centro de Pastoral Irmão Falco que teve como temática: “Mobilização Social, Participação Cidadã e Incidência Política”. Esta formação é promovida pela Prelazia de Tefé aos Agentes de Pastorais e Lideranças dos Movimentos populares. Este é realizado pelo Instituto Agostin Castejon e a Universidade Católica de Brasília em parceria com a Cáritas de Tefé. Os alunos participantes são Agentes multiplicadores desta proposta que ao final desta etapa, elaboraram um Plano de Ação para uma atuação em REDE, organizada e planejada, nos diversos espaços de promoção social de luta e defesa dos Direitos, no âmbito da Prelazia. Assessoraram esta etapa:  Sandra Lobo – Diretora do IAC – Brasília/DF e  Diác. Francisco Andrade – Prelazia de Tefé.

PASTORAL DA SAÚDE REALIZA ASSEMBLEIA ELETIVA

No dia 29 de novembro a Pastoral da Saúde da Prelazia de Tefé realizou a 2ª Assembleia.  O tema principal aprofundado foi: O doente e a família; a visita dos doentes nas casas e hospitais, assessorado por Ir. Odete Rodrigues de Carvalho, das Servas da Santíssima Trindade – Caiambé. Ir. Odete enfatizou a dimensão Solidária que é  a razão principal da ação evangelizadora.  No tema: Visita  aos doentes a pastoral da Saúde deverá: visitar periodicamente os doentes e acompanhar suas famílias; ligar o enfermo e sua família à Paróquia; levar ao doente o conforto dos Sacramentos(confissão, Eucaristia e Unção dos Enfermos). Ao concluir a reflexão Ir. Odete afirmou: O e a Agente da Pastoral da Saúde deve ser uma pessoa de muita oração, deve ser uma pessoa de Deus. Ir. Liani, Coordenadora de Pastoral da Prelazia deu continuidade aos trabalhos, convidando a missionária leiga, Srª. Glória, do Projeto Sul 1 da CNBB, para ler o relatório de sua missão na Prelazia de Tefé ao longo dos três anos. Após esse momento Ir. Liani,, em nome da Coordenação de Pastoral da Prelazia de Tefé, agradeceu à missionária Glória por toda a missão desenvolvida, desejando-lhe todo o bem em sua nova missão. Em seguida foram retomadas as pistas de ação da Pastoral da Saúde dentro do Plano de Ação Pastoral da Prelazia de Tefé assumido no quadriênio 2012-2016, como avaliação. Após este momento, foi escolhida a nova equipe de coordenação da Pastoral da Saúde da Prelazia a qual ficou assim constituída: Coordenador: Frei Carlos Alves de Oliveira OFMConv.  E os membros da equipe: Ozinete dos Santos Pereira, Irenice da Silva Torres e o Diácono Orin Barbosa. Desejamos à nova equipe abençoada e fecunda missão.

 

 

PRELAZIA DE TEFÉ AGRADECE

À MISSIONÁRIA GLÓRIA DE FREITAS

Após três anos a serviço da Prelazia de Tefé a Missionária Glória de Freitas se despede. A Missionária Glória foi enviada  à Prelazia de Tefé, pelo projeto da CNBB Sul 1 Norte 1, em setembro  de 2011. Ao longo deste período dedicou sua vida à Pastoral da Saúde, auxiliando na organização e implantação desta Pastoral  em âmbito de Prelazia e em Paróquias onde ainda não  estava organizada esta Pastoral. Como Igreja Particular da Prelazia de Tefé somos gratos a Igreja do Sul 1 por esse auxílio Missionário e especialmente agradecemos a doação  e empenho da missionária Glória neste terra missionária.  Sobretudo agradecemos por seu testemunho de discipulado missionário o qual marcou sua presença nesta Região. Nossa profunda gratidão!

 

 

PASTORAL DA CRIANÇA DA PRELAZIA DE TEFÉ

SE DESPEDE DA MISSIONÁRIA IR. LUZIA

Ao longo do ano de 2014, Ir. Luzia da Penha Zocolotto, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Azuis), atuou como missionária na  Prelazia de Tefé, enviada pela Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Ir. Luzia veio com o objetivo de fortificar a Pastoral da Criança e suas Lideranças. A Prelazia de Tefé agradece à Ir. Luzia por sua presença de Religiosa e todo o seu empenho em favor da vida no programa da Pastoral da Criança. Agradecemos também à Coordenação Nacional pelo envio desta Missionária pelo período de um ano.

 

PARÓQUIA DE CARAUARI IMPLANTA

 DUAS NOVAS COMUNIDADES

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Carauari, além das seis  comunidades existentes na cidade, cria  a Comunidade Santa Clara no Bairro Morumbi II e a Comunidade São Sebastião, no Ramalhão. Ainda em fase embrionária, as duas comunidades estão concluindo as suas capelas, estimuladas pelos padres Missionários da Sagrada Família, os quais acompanham a vida de fé do povo e a organização das Comunidades.

AGRADECIMENTO

Ao findarmos o ano 2014, queremos agradecer a todos os Irmãos e Irmãs que se empenharam no testemunho cristão e no exercício de sua missão ao longo deste ano em nossa Prelazia de Tefé e os que estiveram unidos a nós com as preces e auxílio missionário. Agradecemos aos Presbíteros, aos Religiosos e Religiosas, Coordenadores e Coordenadoras das Pastorais, Movimentos e Organismos da Prelazia, a todos os Cristãos Leigos e Leigas, aos Benfeitores e Benfeitoras.  Nosso agradecimento especial a Bispo Dom Fernando Barbosa dos Santos, por sua pronta disponibilidade em aceitar ser o novo Pastor desta Igreja Missionária. Estamos vivendo o Ano da Família, cujo encerramento se dará nos dias 04 a 08 de março de 2015 por ocasião da nossa tão esperada IV Assembleia de CEBs em Carauari. Agradecemos a todas as Lideranças das paróquias, setores e comunidades ribeirinhas e indígenas que realizaram e continuam  realizando o Ajurí da Palavra de Deus e os Encontros sobre a Família e animam a vida cristã.

ANO DA VIDA CONSAGRADA

No dia 30 de novembro, por ocasião da Celebração do 1º Domingo do Advento aconteceu a abertura do Ano da Vida Consagrada na Igreja. A Vida Religiosa Consagrada da Prelazia de Tefé constituída por sete Congregações Femininas e três Congregações masculinas, acolhe as palavras do Papa Francisco quando diz: “Quero dizer-vos uma palavra e a palavra é ALEGRIA. Sempre onde estão os consagrados, sempre há alegria!” Sim, “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles e daquelas que se encontram com Jesus e deixam tudo para seguir o Senhor. Com Jesus Cristo sempre renasce a alegria”. Com esta motivação de nosso Papa nos unimos a toda a Vida Consagrada do mundo inteiro para celebrar com alegria o Ano da Vida Consagrada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s