JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Prelazia de Tefè noticias – Boletim Julho-Agosto

Deixe um comentário

 PASTORAL DA PESSOA IDOSA DA PRELAZIA REALIZA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS

Do dia 18 a 20 de agosto aconteceu no Centro de Formação Irmão Falco, o curso de capacitação para Agentes da Pastoral da Pessoa Idosa.  Juntamente com Irmã Consuelo Behenck csc, Coordenadora da Pastoral da Prelazia de Tefé, estiveram presentes membros da Coordenação Nacional da PPI às quais assessoraram o Encontro. A Capacitação contou com a presença de Lideranças das  Paróquias da Prelazia  de Tefé.

ENCONTRO DE EMISSORAS DE RÁDIO DA REDE DE NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA

Aconteceu em Manaus em junho o encontro das Emissoras de radio e Rede de Notícia da Amazônia. Neste encontro a fundação Dom Joaquim, mantenedora da Rádio Educação Rural de Tefé foi representado por Frei Paulo Sergio de Almeida OFMConv. Além de tratar de vários temas em relação a questão da rede  de notícias da Amazônia, tiveram oficinas práticas com entrevistas e reportagens com o fim de contribuir com o envio de notícias locais e regionais para a Rede de Notícias da Amazônia.

Também, nos dias 02 a 04 de julho aconteceu um encontro jubilar das Emissoras de Rádio integradas na Rede de Notícias da Amazônia, em Santarém, PA, por ocasião da celebração jubilar dos 50 anos da Rádio Rural de Santarém. Também a Rádio Educação Rural de Tefé ainda recebeu homenagens pelos 50 anos celebrados em 15 de dezembro de 2013. Ir. Liani Postai csc, presidente da Fundação Dom Joaquim representou a Entidade neste evento.

PRELAZIA DE TEFÉ REALIZA ENCONTRO  DE PASTORAL

Do dia 24 a 27 de Julho a prelazia de Tefé realizou seu Encontro anual de Pastoral. Este ano, além da avaliação do Plano de Pastoral, foi aprofundado o tema da Família, como Guardiã da Palavra a serviço da Vida. Além disso tratou-se da IV Assembleia de  CEBs, que acontecerá em Carauari, dos dias 04 a 08 de Março de 2015. O encontro de pastoral sempre é um momento de encontro e alegria entre os Agentes de Pastoral: Padres, diáconos, religiosos e religiosas e lideranças leigas.

 

A VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA DA PRELAZIA DE TEFÉ REALIZA SEU RETIRO ANUAL

Do dia 28 de julho a 01 de agosto aconteceu mais um Retiro da Vida Religiosa Consagrada da Prelazia de  Tefé na Casa de Retiros  da  Missão CSSP. Este ano o Retiro teve como Orientador Dom Frei Luiz Flávio Cápio OFM, bispo da Diocese de Barra BA. Além da beleza e do ambiente de paz e tranquilidade, que nos convidou à oração, marcou-nos a presença profética do orientador .

Participaram do retiro 26 pessoas entre religiosos e religiosas e 3 leigas consagradas. Para todos os participantes foi uma benção.

 

 

 

SEMANA DE FORMAÇÃO PERMANENTE

PARA ANIMADORES DE SETOR

Nos dias 5 a 12 de agosto aconteceu no Centro de Pastoral Irmão Falco a semana de Formação Permanente para os Animadores de Setor da Prelazia de Tefé. Estiveram presentes 41 Animadores, que constituem as lideranças maiores nas Comunidades ribeirinhas e indígenas  no interior da Prelazia de Tefé. Pe. Antônio Gruyters trabalhou com eles a Exortação Apostólica do Papa Francisco: A Alegria do Evangelho. Também este foi um momento de fortalecimento mútuo, partilha da missão: suas alegrias e dificuldades,  aprofundamento da realidade das famílias, por ocasião do Ano da Família, e sua missão para com as famílias das comunidades. Agradecemos a dedicação incansável de todos os Animadores de setor em nossa Prelazia de Tefé, bem como, o esforço de todas as lideranças na ação evangelizadora.

 

 

 

PASTORAL DA CRIANÇA

EM CARAUARI E ITAMARATI

No mês de julho/2014 a missionaria liberada pela coordenação nacional  da Pastoral na Criança da Prelazia de Tefé, Ir. Luzia da Penha Zocolotto, esteve presente nos municípios de Itamarati e Carauari, motivando e animando a Pastoral da Criança nestes quatro ramos longínquos da sede de Tefé.    Foram momentos ricos de formação, reflexão  e resgate das comunidades desanimadas.  Em Itamarati, aconteceu a capacitação do guia do líder para novos lideres e formação continua integrada para as lideranças que já existem. Em Carauari aconteceram, visitas às famílias e comunidades,  Celebração da vida e  formação continua e integrada nos três Ramos: Nossa Senhora de Fátima, São Pedro e Nossa Senhora da Conceição.  Na oportunidade trabalhamos as cinco prioridades da Pastoral da Criança a nível nacional no triênio 2013 a 2016, que são: aumentar o número de crianças acompanhadas com prioridade nos locais mais pobres; Os primeiros mil dias de vida; Inovação em vigilância nutricional; Pastoral da Criança como referencial para criança em situação de vulnerabilidade e aprimorar a gestão da Pastoral da Criança com objetivo de atingir a sua missão.    A coordenação do Setor da Pastoral da Criança e o Projeto Missionário da Pastoral da Criança agradecem as e os lideres Coordenadoras/es de Ramos e os padres da Sagrada Família pela abertura e o acolhimento, possibilitando assim, atender ao pedido de Jesus: “Eu vim para que todos tenha vida” Ir. Luzia da Penha Zocolotto – Missionaria da Pastoral da Criança

Odiones Sousa da Costa – Coordenadora de Setor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s