JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

Deixe um comentário

Muito estimados Irmãos e Irmãs!

Com alegria lhes repasso mais esta reflexão referente a liturgia deste
próximo domingo, preparada com muita unção por nossos irmãos teólogos.
Saudamos com gratidão todos os ministérios leigos, cuja vocação celebramos
neste 4º domingo do mês Vocacional.

Que em nosso discipulado missionário possamos, a exemplo de Pedro
proclamar com a vida: “Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo”

Com alegria, também comunicamos a ordenação episcopal do Bispo nomeado
para a Prelazia de Tefé – AM, Mons. Fernando Barbosa dos Santos que será
no dia 28.08.2014 em Fortaleza – CE.
Convidamos a todos/as a se unir em prece por seu novo ministério.

Com estima fraterna,

Ir. M. Liani Postai csc
Coord. Pastoral
Prelazia de Tefé – AM

LITURGIA – 21º DOMINGO COMUM.
24.08.2014.
“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

1.Acolhida.
Domingo dedicado às vocações leigas de nossas Comunidades, chamadas para serviços na Igreja, inclusive, serviço missionário, fora da Comunidade local. Você conhece os ministros leigos de sua Comunidade? Quem são eles/elas e que serviços eles nos prestam?
Toda vocação na Igreja deve nascer da “confissão autêntica de fé” e de compromisso de crescer na mesma, adequando-se à vontade de Deus. Toda vocação, primeiramente, é um chamado à santidade mediante o cultivo da fé: Jesus não é um milagreiro que promete bens materiais! “Ele é o Filho de Deus vivo” que nos garante a vida eterna!

2.Palavra de Deus.
Is 22,19-23 – Sobna era “Ministro de Estado”, mas foi infiel e, por isso, foi substituído por Eliacim – ministro fiel a Deus e ao Povo a quem devia servir! Toda vocação é chamado para servir à comunidade.
Rm 11,33-36 – Deus é fonte de todo poder e seus juízos são impenetráveis – são altos e grandes demais para caber em nossa cabeça humana; por isso, glorifiquemos a Deus, porque tudo vem dEle, tudo é realizado por Ele e deve servir para sua maior glória!
Mt 16,13-20 – Quem pensa o Povo a respeito de Cristo? Crer em Jesus é um dom que vem do Pai – Somente Ele pode revelar o segredo de seu Filho Jesus. A Igreja de Jesus deve estar alicerçada na fé verdadeira, revelada pelo Pai! Nossos Ministérios na Igreja são verdadeiros quando nossa fé é autêntica e revelada pelo Pai.

3.Reflexão.
• Isaías é profeta de Deus, mas intervém na Política exigindo, em nome de Deus, a demissão do “Primeiro Ministro de Estado” por improbidade administrativa! Construiu, com recursos públicos, um luxuoso cemitério pessoal! De fato, ele deveria ficar sem sepultura por explorar o Povo em proveito próprio! Pela força da Palavra de Deus, que é defensor do Povo, especialmente, pobre, a grande maioria de nossos políticos deveria ficar sem emprego e permanecer insepulta depois da morte!
• O poder político não é uma conquista pessoal a ser usufruída egoisticamente; é uma vocação, é um ministério, designado por Deus, para servir ao Povo que busca a paz, o bem-estar, a segurança e a promoção social. Governar é servir ao Bem Comum e não servir-se do ministério para enriquecer!
• “Jesus é o Filho de Deus vivo”, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, caminho para a realização humana, também, no campo político e administrativo de nossa Sociedade. O ser humano traz a Lei de Deus inscrita nas paredes do próprio coração, mas ele precisa da Palavra e do exemplo de Jesus para fazer da Política um caminho de realização humana e não uma oportunidade de crescimento mediante a corrupção!
• Mesmo na Igreja, quem não possui uma fé verdadeira terá dificuldade para exercer um ministério público marcado pela justiça e pela solidariedade cristã. A Política e os políticos precisam ter fé verdadeira em Jesus Cristo e na pessoa humana a quem pretendem servir! As eleições estão na iminência! Precisamos de profetas como Elias para exorcizar os nossos falsos políticos para que morram sem ter sepultura decente.
“Tu és o Cristo Filho de Deus vivo!”
“Tu és Pedro, a pedra fundamental e visível de minha Igreja!”

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s