JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Deus revela seus segredos aos pequenos!

Deixe um comentário

LITURGIA – 14º DOMINGO COMUM.

06.07.2014.

Deus revela seus segredos aos pequenos!

01.Acolhida.

    O Povo de Israel perdera sua independência e sua liberdade. Foi dominado pelos Persas e, depois, pelos Gregos. Enfim, era um povo explorado e esperava um Messias libertador.Mas o profeta anuncia um Messias humilde, justo e defensor dos pobres. Não anuncia um guerreiro para derrotar inimigos!

Vivendo no meio da confusão atual, que tipo de libertação esperamos? Com certeza, não a libertação dos políticos! O Rei humilde, que morre mas não mata, que defende os pobres é Jesus Cristo! E quem entende a proposta de Jesus, com certeza, não são os poderosos. Estes exploram, mas não libertam! Dominam os mais fracos! E nós somos servidores ou escravisadores?

02.Palavra de Deus.

     Zc 9,9-10 – O Messias anunciado é um rei justo e humilde e vem sem aparato de poder militar, segundo o modelo dos reis que exploravam o Povo de Israel. A proposta de Deus é diferente: um rei humilde, pobre e amigo dos pobres!

Rm 8,9.11-13 – Somente aquele que tem o Espírito Santo no coração consegue entender a Palavra de Deus. Quem tem o Espírito pertence a Cristo e entende sua Palavra. Escutemos o Espírito  e vivamos de acordo com Ele.

Mt 11,25-30 – Jesus, rejeitado pelos  grandes  e poderosos, louva o Pai porque a graça foi dada aos pequenos e, a estes, Ele dará alívio em seus sofrimentos e força para carregar os fardos da vida neste mundo.

03.Reflexão.

  • Jesus, aparentemente, fracassa no anúncio do Evangelho da Salvação. Os grades e poderosos não o entendem e o rejeitam; mas são os pequenos  que se aproximam dEle. Por isso, Ele louva o Pai porque o segredo foi revelado, exatamente, aos pequenos (pobres e explorados)! Se contemplarmos nossas assembléias dominicais, elas são frequentadas por quem? Digamos: “Eu te louvo, ó Pai, porque ocultastes estas coisas aos sábios e doutores e as revelastes aos pequeninos”! Parece que a História continua se repetindo ao longo do tempo!
  • A oração de Jesus ao Pai revela-nos sua consciência de ser amado pelo Pai e na experiência  do amor do Pai, Ele encontra a força para cumprir sua missão! Os grandes acreditam na força do poder, do dinheiro, dos projetos grandiosos, mas os pequenos colocam sua confiança em Deus! Eles sabem e experimentam todo dia que Jesus os alivia no sofrimento e sua proposta de vida é suave e seu fardo é leve.
  • Quem revela este segredo e dá compreensão da proposta de Jesus é o Espírito Santo. Não é a “carne” (droga, alcool, corrupção, infidelidade…), pois, estas coisas levam à morte! “Mas se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis!”  Viveremos como filhos de Deus e participantes da natureza divina!
  • Seguir Jesus Cristo com autenticidade não é difícil; seguí-lo pela metade é frustrante, pois, teremos um “coração rompido” (corrupto: coração rompido).

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s