JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Enviai, Senhor, vosso Espírito e renovai a face da terra!

Deixe um comentário

LITURGIA –  PENTECOSTES.

08.06.2014.

 

1.Introdução.

   Hoje, Jesus cumpre sua promessa e derrama o Espírito Santo sobre a Igreja fortalecendo-a para a missão da conquista do mundo para Ele: “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra!”

   O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho – um só Deus, mas três pessoas distintas e com missões distintas. Ao Espírito Santo cabe animar,  iluminar e consolar os discípulos de Jesus habilitando-os para a missão da conquista do mundo para Deus. Nõs somos seus soldados e testemunhas!

 

2.Palavra de Deus.

   At 2,1-11 – A Festa do Pentecostes recordava para Israel a libertação e saida do Egito e a celebração da Aliança e da Lei, dada por Deus a Moisés no Monte Sinai! Hoje, o Pentecostes recorda que fomos libertados do pecado e recebemos a  Lei do Amor, numa Nova Aliança com Deus e como Novo Povo de Deus!.

1Co 12,3-7.12-13 – Deus distribui muitos dons pelo Espírito Santo com a finalidade de confessar que Jesus é o Senhor e para construir sua Igreja como expressão e prática de unidade e de comunhão. Onde não há unidade, o Espírito já partiu a muito tempo!

     Jo 20,19-23 – Jesus comunica (dá) o Espírito Santo já no Domingo da Páscoa, e repassa aos Apóstolos a sua própria missão: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio! Recebei o Espírito Santo!

3.Reflexão.

  • Passados 50 dias após a Ressurreição de Jesus, estando os Apóstolos reunidos  no Cenáculo, com Maria Mãe de Jesus, o Espírito Santo irrompe sobre eles na forma de línguas de fogo e no meio de uma forte ventania, recordando a manifestação de Deus no Monte Sinai, na promulgação da Aliança e da Lei Antiga para o Povo de Israel. Agora, o novo Povo de Deus recebe a Nova Lei e celebra Nova Aliança no Sangue de Jesus Cristo.
  • Os Apóstolos estão reunidos e fechados em oração no Cenáculo, na companhia de Maria, Mãe de Jesus. O Espírito Santo os lança fora do templo para darem testemunho de Jesus ressuscitado diante de todos os povos. A diversoidade de línguas (culturas) não tem importância, pois, todos os escutarão na sua própria língua anunciando as maravilhas de Deus. O Espírito impulsiona os Apóstolos para a missão, fora do Cenáculo! O Papa Francisco nos pede para sair para a rua e lá servir aos pobres !
  • A presença do Espírito Santo causa alegria e faz-nos cantar; mas a Comunidade  torna-se missionária: línguas e fogo, proclamação que Jesus é o Senhor e força e coragem para testemunhá-lo estejamos atentos às necessidades missionárias da Igreja. Não basta cantar “aleluia” e fazer muito barulho na celebração! É necessário trabalhar; pois, os carismas existem para anunciar Jesus a todos os povos!

“Vinde Espírito divino e acendei em nós o fogo de vosso amor!”

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s