JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Se me amais, guardareis os meus Mandamentos e meu Pai vos dará o Espírito Santo!

Deixe um comentário

LITURGIA – 6º DOMINGO DE PÁSCOA.

25.05.2014.

“Se me amais, guardareis os meus Mandamentos

e meu Pai vos dará o Espírito Santo!”

1.Introdução.

No primeiro encontro pascal, Jesus transferiu a missão recebida do Pai para os Apóstolos: “Como meu Pai me enviou, também eu vos envio!” E enviou para testemunhar que Ele está vivo, e para perdoar os pecados do Povo de Deus.

Iluminada pelo Espírito Santo, a Igreja tem que percorrer as estradas do mundo e conquistá-lo para Cristo: “Fazei discípulos meus todos os povos e batizai-os em  nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Mt 28,19).

A Igreja cresce, organiza-se e cumpre sua missão andando pelos caminhos do Mundo. Agora, é nossa vez de trabalhar e mostrar a todos que acreditamos nas Palavras de Jesus ressuscitado.

 

2.Palavra de Deus.

  At 8,5-8.14-17 – Quando a perseguição estourou em Jerusalém, os discípulos de Jesus se espalharam pelo mundo dando início à sua missão evangelizadora. O diácono Felipe prega o Evangelho e converte a muitos em Samaria. Os Apóstolos,Pedro e João, completam a obra impondo as mãos aos batizados.

1Pd 3,15-18 – O cristão deve santificar o nome de Jesus em seu próprio coração suportando as perseguições injustas, pois é melhor sofrer, vítimas da injustiça, do que ser condenado por  desonestidade.

Jo 14,15-21 – Jesus renova a promessa do Espírito Santo, que será nosso advogado e consolador! Não caminharemos sozinhos e nem seremos órfãos abandonados no caminho! Estaremos sob a proteção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

3.Reflexão.

  • Quem passou pela experiência triste da orfandade, entende a promessa de Jesus: “Eu não vos deixarei órfãos! Eu virei a vós”. O mundo que não observa os mandamentos de Jesus não tem condições de entender sua promessa! Este irá procurar  consolação na droga, no alcool e nos prazeres do mundo temporal e carnal!
  • Deus não gosta do sofrimento e nem criou o homem para a morte, mas, por Jesus, ensinou-nos a suportar o mal físico e espiritual e pagar o  mal com a prática do bem. O grande segredo de nosso Salvador , Jesus Cristo, é amar até o derramemento do próprio Sangue (Jo 10,11). O Pai não vingou Jesus destruindo o mundo, mas entregou seu próprio Filho que morreu para nos salvar! (Jo 3,17). Deus nos amou e ama de verdade!
  • Jesus conhece muito bem a maldade do mundo, por isso, prometeu-nos o Espírito Santo para ser nosso Advogado e nosso Consolador. Ele tomará nossa defeza e nos inspirará palavras poderosas, e nos consolará de verdade em todos os nossos sofrimentos (Lc 21,14-15).

“Se alguém me ama (…) meu Pai o amará e viremos a ele!”

 

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s