JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Eu sou a Luz do Mundo!

Deixe um comentário

LITURGIA  –  4º DOMINGO DE PÃSCOA

30.03.2014.

01.Introdução.

     Na liturgia deste 4o Domingo da Quaresma celebramos a luz. Jesus é  luz para quem o acolhe. Crê em Jesus e não andarás em trevas! O mundo da técnica pode iluminar cidades, mas não consegue aquecer o coração do homem moderno! Caminhamos nas trevas sem saber para onde vamos!

Somos ciumentos de nossa liberdade e da escolha de nossos caminhos, mas somente Jesus é o bom Pastor, ungido e encarregado de nos conduzir pelos caminhos da vida! Como os judeus , o homem moderno resiste à sua liderança! Temos GPS e búçula para nos dirigir, mas estão estragados,não servem!

02.Palavra de Deus.

1Sm 16,1-13 – Davi é escolhido por Deus e ungido rei pelo profeta Samuel. Ele deve conduzir o Povo de Israel nos caminhos da independência. A escolha não seguiu os critérios da força e do vigor, mas da beleza do coração.

Ef 5,8-14 – A luz de Cristo espanta as trevas do pecado. Importa acordar do sono e da indolência e caminhar na direção da luz de Cristo.

       Jo 9,1-41 – Jesus cura um cego de nascença, símbolo da cegueira e da resistência humana à luz divina da graça. Todos nós somos cegos de nascença; precisamos aceitar Jesus e confessar que Ele é o Filho de Deus e a luz que o Pai nos dá para caminhar seguros pelos caminhos de Deus. Eu sou a luz do mundo!

03.Reflexão.

  • Domingo passado meditamos sobre a água; hoje, Jesus se apresenta como luz do mundo e quem o segue não anda nas trevas, mas possui a luz da vida! No Batismo renascemos da água e do Espírito Santo. No Batismo somos iluminados por Jesus que afirma: “Eu sou a luz do mundo (…) Eu sou a Luz da vida!”  O cego de nascença, lavando seu olhos nas águas de Siloé, recuperou  a vista e caminhou seguindo Jesus.
  • Batizados  na infância, recebemos, inconscientes, a luz da graça, mas, hoje, devemos acordar e permitir que esta luz se revele: “Tu que dormes, levanta-te e Cristo te iluminará (…) Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes”. A luz de Cristo, escondida em nosso coração, deve manifestar-se na vida cotidiana afastando-nos da bebedeira, da fornicação, das brigas e dos ciúmes, das discórdias e dass orgias e outras coisas semelhantes. A fé cristã não é apenas conhecimento, mas é vida e testemunho! Quem segue Jesus, vive como Ele!
  • Os pagãos, no dizer de São Paulo, andavam às apalpadelas; o cristão, iluminado por Cristo, caminha direito sabendo para onde vai e descobre o sentido da vida! Jesus revelou o rosto do Pai, o sentido da vida e do mundo. Reavivemos a luz de nosso Batismo,pois, pelo  Batismo sabemos quem somos, donde viemos e para onde vamos!
  • O cristão possui esta luz para si e para seus irmãos. Ele é discípulo missionário de Jesus.

“Crês no Filho do Homem? – Creio, Senhor”!

“Frei Carlos Zagonel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s