JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

“Aqui estou para fazer a vossa vontade!”

Deixe um comentário

LITURGIA  –  2º DOMINGO COMUM-A.

19.01.2014.

“Aqui estou para fazer a vossa vontade!”

1.Introdução.

   Encerradas as festividades natalinas, entramos no Ano Litúrgico do Tempo Comum. Meditaremos a vida e as atividades missionárias de Jesus. Ungido pelo Espírito Santo, o “Cordeiro de Deus” se apresenta anunciando o verdadeiro batismo  no Espírito Santo!

Todos nós, os cristãos, fomos, um dia, batizados no Espírito Santo, mas será que todos somos conduzidos por Ele ou nos deixamos influenciar pelo espírito do mundo e da carne? A carne não presta para nada; o Espírito é quem dá a vida!

 

2.Palavra de Deus.

   Is 49, 3.5-6 – O misterioso “Servo de Javé” tem consciência de sua missão: “Vou fazer de ti a luz das nações!”  Luz para todos, não só para o judeu!

   1Co 1,1-3 – Paulo é o Apóstolo, enviado por Deus, e a Comunidade de Corinto é a Igreja de Deus. Ele não é dono da Comunidade! É o Apóstolo da Palavra de Deus. Ele anuncia Jesus como único Salvador!

Jo 1,29-34 – João Batista apresenta Jesus como o “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” Sobre Ele pairou o Espírito Santo. Ele batiza de verdade!

 

3.Reflexão.

  • O misterioso “Servo de Javé” é figura profética do Messias, que tem a missão de resgatar o Povo de Israel e iluminar o caminho da salvação para todos os povos. Como “Cordeiro de Deus”, será imolado para a salvação de todos aqueles que se reconhecem pecadores. Quem não admite a sua doença não procura  o doutor!
  • O cordeiro, na Bíblia, tem um significado especial: Israel sacrifica o “cordeiro pascal” para agradecer a libertação dos sofrimentos da escravidão egípcia, e João Batista apresenta Jesus como  “o Cordeiro que tira o pecado do mundo!”  O sacrifício deixa de ser simbólico. Torna-se real: Jesus é imolado para nossa libertação espiritual e para garantir uma vida nova de “Povo libertado” e caminhando rumo ao Reino do céu!
  • João Batista mostra Aquele que era o objeto de longa espera! Chegou o Salvador! Como é que nós anunciamos Jesus, hoje? Como Aquele que traz fartura, que nos dá um carro novo ou como Aquele que derrama seu Sangue para nos libertar do pecado e para  nos introduzir numa vida nova de filhos de Deus?
  • O “Cordeiro que morre imolado na Cruz” ( transpassado e morto) é o mesmo que, hoje, está sentado sobre o trono e quer celebrar as núpcias com sua esposa, a Igreja: “Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro” (Ap 19,9). Para quem reconhece o próprio pecado, recebe o convite para as núpcias, mas,  os outros conhecerão a ira do Cordeiro (Ap 6,16).

 

“Senhor, preparastes a mesa para mim, o meu cálice me enche de alegria!”

Frei Carlos Zagonel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s