JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

“Eis que uma virgem dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”

Deixe um comentário

LITURGIA  — 4º DOMINGO DE ADVENTO 

22.12.2013.

“Eis que uma virgem dará à luz um filho

e lhe porá o nome de Emanuel”.

1.Acolhida.

    Os profetas acreditaram na Palavra de Deus e aguardaram, com ansiedade, a vinda do Messias: desejavam que a própria natureza colaborasse fazendo aparecer o Messias, o Salvador, o Emanuel. Sabiam que somente Deus poderia salvar; por isso, suplicavam pelo Messias, queriam a salvação.

Será que o mundo de hoje deseja a salvação prometida por Deus? Querem  “Papei Noel”  e que traga bens de consumo! Nossos desejos não vão muito além do material (que irá apodrecer conosco!)! E nós vivemos e morremos sedentos insconscientes do Deus vivo!

 

2.Palavra de Deus.

 

   Is 7,10-14 – O rei Acas não quer nem ouvir falar de Deus! Ele segue seus projetos, mas Deus não renuncia a seu Plano de Salvação: enviar seu Filho – o Emanuel –  nascido de uma vírgem e vivendo no meio de nós para nos salvar!

Rm 1,1-7 –  Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo, garante aos romanos que o Messias já chegou e chegou para todos aqueles que acolhem Jesus em seu coração pela fé. Jesus não veio para saciar  “a fome e o desejo de panetone”! Ele veio saciar a fome e a sede de  vida e de filhos amados  por Deus!

Mt 1,18-=24 – Mateus, falando para judeus, garante-lhes que o Messias chegou e todas as profecias se cumpriram em Jesus Cristo, morto na Cruz e ressuscitado pelo poder de Deus.

 

3.Reflexão.

 

  • O rei Acas, so queria saber de negócios políticos e de aliança com vizinhos para salvar o próprio trono!  Nãso queria saber nada a respeito de Deus e de suas promessas! O mundo atual, mesmo cristão, cultiva o desejo que o comércio e o consumo indicam. Ele oculta e sufoca o desejo de conhecer Jesus Cristo e sua proposta. Apenas quer saber de consumo e de prazer! Mas Deus não renuncia a seu Projeto de Salvação; Ele envia o Salvador para “os seus pobres”, e estes não seguem as promessas do “Papai Noel”, mas acreditam nas promessas dos profetas de Deus!
  • O verdadeiro pobre vive feliz e sedento de Deus, não porque não tem onde cair morto, mas porque descobriu no seu próprio íntimo o desejo de uma vida superior. Natal, para ele, não é a diversão oferecida pelo mercado da morte – droga, alcool, sexo e depravação  –  mas é desejo de uma vida superior, vida que vai além da carne que a terra há de comer, com certeza absoluta!
  • José e Maria acreditaram nas palavras difíceis dos profetas e do anjo; âmbos renunciaram ao projeto pessoal e assumiram a proposta  divina dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra!” Âmbos acreditaram na Palavra de Deus: José num silêncio humilde  e Maria numa confissão admiravel!
  • “Tudo é possível àqueles que acreditam na Palavra de Deus!”, mesmo que ela seja difícil e incompreensivel! O mundo melhor, prometido por Jesus, é possível desde que acreditemos na Palavra de Deus e nas promessas dos Profetas e Apóstolos.

Uma virgem dará à luz um filho

E Ele será chamado: Emanuel,Deus conosco!”

 

 

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s