JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Alegrai-vos sempre no Senhor!

Deixe um comentário

LITURGIA  –  3º DOMINGO DE ADVENTO

15 de dezembro de 2013.

“Alegrai-vos sempre no Senhor!”

1 . Acolhida.

      Deus é alegria e fonte de alegria, especialmente, para aquele que nEle põem sua confiança! O profeta Isaías garante ao Povo de Israel no exílio que Deus provocará uma reviravolta na História: Os pobres que, hoje, sofrem serão consolados, e os poderosos que fazem sofrer conhecerão os rigores da justiça!

O Apóstolo São Tiago recomenta paciência, pois, Deus vai agir com certeza, a seu tempo! O agricultor aguarda na paciência o amadurecimento do fruto antes de colhê-lo! Tenhamos paciência, o fruto da redenção, da libertação e da justiça, está amadurecento!

Alegremo-nos com o poder de Deus e com sua vinda: Ele vem consolar seus pobres e vem dar cumprimento a suas Palavras. Jesus veio na pobreza do presépio, mas virá na plenitude de sua glória para realizar o julgamento com justiça e poder. Alegremo-nos com a esperança da vinda de Jesus Salvador.

 

2.Palavra de Deus.

   Is 35,1-6a.8a-10 – O Profeta Isaías está no meio do povo exilado e procura reanimá-lo, pois, Deus vai provocar uma reviravolta: o Povo de Israel voltará para sua terra com a alegria de quem recebeu um grande prêmio.

Tg 5,7-10 – Aos cristão perseguidos, o Apóstolo Tiago recomenta a paciência, pois, Deus vai cumprir sua Palavra; eles devem imitar apaciência do agricultor que tem certeza que o fruto vai amadurecer. Deus vem, sim, e vem como Juiz imparcial.

Mt 11,2-11 –O Evangelista Mateus mostra o cumprimento das profecias antigas. O Messias vem para curar os feridos, consolar os machucados, endireitar os alejados… Numa palavra, Ele vem consolar os pobres! João Batista esperava um Messias grandioso, mas Jesus sinaliza a pobreza como o lugar onde Jesus se revela Salvador!

 

3.Reflexão.

  • Mundo promete alegria para o povo; apodera-se, inclusive, do Natal para promover afrustrante alegria dos presentes e da comilança. Os traficantes prometem alegria na venda da droga mortal. Tudo isso é “propaganda enganosa”!  Pode, até, ser uma algria frustrante para alguns, mas para a grande maioria é promessa não cumprida!
  • Somente Deus é fonte de alegria! É a própria alegria! Somente Deus pode cumprir  a promessa da verdadeira alegria, da libertação radical do ser humano abrindo-lhe a perspectiva da vida superior e eterna. Deus não mata ninguém; pelo contrário, promete a vida e a vida em plenitude já a partir deste mundo.
  • O sofrimento da vida presente machuca demais! Muitos de nós nos perguntamos se Deus é verdadeiro e tem poder para cumprir as promessas que nos fez pelos profetas. São Tiago nos recomenda a paciência, fortalecer os joelhos e o coração, pois o fruto já está amadurecendo! Deus vai cumprir a promessa em favor de seus pobres!
  • O próprio Precursos, João Batista, precisou de esclarecimentos: Ele esperava um Messias  espetacular  e ficava intrigado com a humildade de Jesus e de sua preferência pelos pobres, machucados, famintos e injustiçados. Jesus indica-lhe como as profecias se cumprem na sua ação libertadora. E felizes todos aqueles que não se escandalizam com as prefências de Jesus!

 

“O Espírito do Senhor está sobre mim;

Ele me enviou para anunciar a boa nova aos pobres!”

 

Frei Carlos Zagonel.

      

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s