JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Com alegria e fé celebramos a Festa da Mãe Imaculada

Deixe um comentário

Caríssimos Irmãos e Irmãs!

Com alegria e fé celebramos a Festa da Mãe Imaculada, “Mãe de Deus e nossa
Mãe, mulher cheia de Graça que nos ensina os caminhos da fidelidade e do
serviço.
Deus a fez santa, Imaculada desde o início, pois deveria dar de sua carne
para o Verbo divino se encarnar”(Fr.Zagonel). Somos convidados(as) a
mergulhar nesse Mistério do Amor de Deus.
Seguem em anexo as reflexões litúrgicas enviadas por nossos  Irmãos
teólogos. Ainda estamos no aguardo do texto de Pe. Pagola. Ele costuma
publicar no site: www.eclesalia.net
Com estima fraterna,

Ir. M. Liani Postai csc
Prelazia de Tefé – AM

1477535_10201918218069837_583086208_n

LITURGIA – IMACULADA CONCEIÇÃO.

08 DE DEZEMBRO DE 2013.

 

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

 

1.Acolhida.

   Pouco importam os títulos dados a Maria; ela é a “Mãe de Deus” e nossa Mãe e  isso é tudo! Cheia do Espírito Santo, profetizou que seria glorificada por todas as gerações , porque Deus foi generoso com Ela! Maria não rouba a glória de Deus; é a “Mãe” que nos conduz até seu Filho Jesus, o Salvador.

Mulher “cheia de graça”,  ensina o caminhos da fidelidade e do serviço.

Mulher priviligiada – concebida sem pecado! Deus não deu a satanaz o gusto de têla possuído  no seu início. Para Deus nada é impossível! Ele faz maravilhas onde e quando quer!

Cantar as glórias de Maria não é uma devoção particular; ela é uma “obrigação”; pois, Jesus  nola deu como mãe, na hora de sua morte para cuidarmos dela. João nosso representante,  levou-a para sua casa! Gesto, sem duvida, significativo para todos os  discípulos de Jesus!

 

2.Palavra de Deus.

   Gn 3,9-15.20 – Eva, a mãe de todos os viventes, orgulhosa, deixou-nos a herança do pecado. Maria, cheia de graça, deu-nos o  exemplo da obediência à Deus: “Eis aqui a serva do Senhor!”

   Ef 1,3-6.11-12 – Paulo apresenta um resumo das grandes obras de Deus em nosso favor. É um hino de louvor a Deus que nos criou, predestinou a sermos seus filhos adotivos em Jesus  Cristo. E tudo isso Ele fez antes mesmo de criar o universe. Ele fez o universe para seus filhos!

Lc 1,26-38 – A mulher tão privilegiada não mora nos palácios reais, mas na perifieria, na vila de Nazaré, exatamente, onde “nada de bom poderia surgir”! Moça cheia de graça e fecunda pelo poder do Espírito Santo – “o Espírito Santo virá sobre ti”-  por isso, o filho, que dela  nascer, “será chamado Filho de Deus”.

 

3.Reflexão.

  • A Igreja festeja a Virgem Maria na sua imaculada conceição: nasceu sem pecado, por divino privilégio. Deus a fez santa desde o início, pois, deveria dar de sua carne para o Verbo divino se encarnar! Uma carne de pecado não poderia  gerar o “Santo de Deus”! Deus é infinitamente sábio! Ele não poderia ser enganado por satanaz.
  • Eva trouxe-nos o pecado, o medo de Deus, a discórdia familiar e a morte violenta. Maria reverte a História: dá-nos a vida, a certeza do amor e da misericórdia divina e a garantia da vida eternal. Ela nos aproxima de Deus: Não precisamos mais esconder-nos  como Adão e Eva se esconderam! Agora, Deus é “o misericordioso  Deus conosco”!
  • A ação e a presença do Espírito Santo manifesta-se na sombra que recorda a núvem que cobria a “Arca da Aliança”. Deus estava presente, mas, ao mesmo tempo, continuava sendo um mistério, pois a nuvem fala de presença e de mistério, ao mesmo tempo. A sombra que envolveu Maria, envolve também a nós. Deus está presente em nossa vida, mas é, ao mesmo tempo, um insondavel mistério!
  • Deus é poderoso para livrar Maria do pecado, mas precisou dela para torná-lo visível entre nós! A carne de Maria tornou Deus visível entre nós! Do mesmo modo, hoje, Deus precisa de nossa carne – de nossa vida – para se tornar  visível no mundo e para  revelarl seu amor e sua misericórdia. Repitamos com Maria: “Eis aqui a serva/o do Senhor!

 

“Maria é esposa e mãe sem mancha e sem rugas, toda formosa!”

 

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s