JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Quem põe sua confiança no Senhor, não será iludido!

Deixe um comentário

LITURGIA – 1º DOMINGO DE ADVENTO.

01.12.2013.

“Quem põe sua confiança no Senhor, não será iludido!”

1. Acolhida.

   Hoje, iniciamos um novo “Ano Litúrgico”, tempo favorável  para renovar a esperança nas promessas de nosso Deus. Nosso Deus se torna “Emanuel”, isto é: Deus vem morar no meio de nós! É tempo especial para avaliar nossa fé na Palavra de Deus!

Esperança renovada todos os anos, mas, o mundo não melhora! A Palavra de Deus será como a palavra dos politicos que prometem e não cumprem? Mas, o que foi mesmo que Deus prometeu e qual seria  mesmo o objetivo de nossa esperança? É preciso ouvir a Palavra de Deus e não apenas o instinto carnal que não descola da material e do prazer!

Os habitantes de Sodoma e Gomorra viviam no pecado; por isso, o fogo os queimou! Os contemporáneos de Noé passavam o  tempo em festas e as águas do dilúvio os afogaram! Abraão e Noé foram salvos porque se deixaram guiar pela Palavra de Deus!

Qual é mesmo a sua esperança? Ter um carro novo, do ano, ou iniciar uma uma vida nova?

 

2.Palavra de Deus.

    Is 2,1-5 – O Povo de Israel vive esmagado pelos impostos e explorado pelos homens  do Governo, mas o profeta indica a Palavra de Deus como único caminho de salvação,tanto para Israel como para os Estrangeiros. Todos procuram a Montanha de Deus, a Palavra de Deus!

Rm 13,11-14 – Paulo diz para os Romanos que precisam acordar, sair do lamaçal dos vícios , acolher a luz divina e revestir-se com os sentimentos de Jesus Cristo.Vamos nós, também, acordar e procurar caminhos de luz neste Natal.

Mt 24,37-44 – Jesus recomenda a vigilância: estar acordado e praticando o bem para não ser surpreendido pela morte e na prática de maus caminhos.  O dilúvio acabou com os bagunceiros do tempo de Noé! Qual sera o fim dos aproveitadores de nosso tempo que vivem longe de Deus práticando toda espécie de crimes e maldades?

 

3.Reflexão.

  • Os  Antigos esperavam o Messias! Nós aguardamos a volta de Jesus, Juiz do Universo! Você acredita que Ele voltará para julgar a todos, inclusive, a você? É preciso, é urgente “subir à montanha do Senhor” para conhecer o alcanse de sua Palavra. As palavras do mundo quase sempre conduzem para a morte; somente Jesus Cristo é caminho de luz e de salvação.
  • Paulo nos recomenda acordar do sono e enveredar pelos caminhos da virtude. A bebedeira, a orgia, a devassidão, a droga e a libertinagem… são caminhos carnais que levam para a morte! Somente o revestir-se com os sentimentos e com a prática de Jesus Cristo  é salvadora! Vamos acordar, pois o “ O Dia já está chegando”!
  • Vivemos tão apressados para “construir um mundo” que o tempo reduzirá ao pó, e negligenciamos seguir a proposta, a prática e os ensinamento de Jesus!
  • Jesus não indica a hora de sua chegada! Apenas garante que será de surpresa! Ele vai chegar, sim, e chegará para todos! Vigilância, portanto ou seja: pratiquemos o bem! Vigiar significa praticar o bem!

 

“Manifestai, senhor, a vossa misericórdia

e dai-nos a vossa salvação!”

 

Frei Carlos Zagonel.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s