JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

1º ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA DA AMAZÔNIA LEGAL

Deixe um comentário

1º  ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA DA AMAZÔNIA     LEGAL             

Nos dias 28 a 31 de  outubro de 2013 aconteceu  no Centro de Treinamento da Maromba em Manaus o  primeiro Encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal, a qual compreende 9 Estados Brasileiros localizados na Bacia Amazônica, seis Regionais da CNBB. Neste encontro, coordenado pela Comissão Episcopal para a Amazônia, se reuniram os Bispos, Coordenadores/as Diocesanos e Prelatícios de Pastoral, representantes de Ordens e  Congregações Religiosas, Cristãos leigos e leigas. O Cardeal Dom Claudio Hummes, presidente da Comissão, esteve à frente na coordenação dos trabalhos. Também esteve presente o Secretário Geral da CNBB Dom Leonardo  Steiner.

Foi uma semana intensa de reflexão, análise e busca de respostas “que como pastores pretendemos dar aos desafios de nossos tempos. Agradecemos a Deus pelas maravilhas que Deus operou entre nós e nossos irmãos e irmãs que por seu compromisso profético testemunharam sua fé, muitas vezes até as últimas conseqüências, dispostos a “dar não somente o Evangelho, mas, até a própria vida”(Carta Grito da Amazônia)

Nossa Prelazia de Tefé marcou presença através de seus representantes, o Administrador  Pe. Pedro Schewior e a Coordenadora de Pastoral Ir. Maria Liani Postai. Também Pe. Cândido Cocaveli foi convidado para integrar a equipe de secretaria do Encontro.

PASTORAL DA JUVENTUDE FAZ A COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

A Pastoral da Juventude de Carauari intensificou as atividades do DNJ no mês de outubro. Começando pelo dia 12 de Outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida, no tríduo da Comunidade do Igarapé da Roça com o título “A Juventude com a Mãe Aparecida, acolhe Jesus nossa Luz”, onde o grupo JUMACRI esteve presente na organização da liturgia. No dia 13, na novena de Nossa Senhora de Fátima, foi dedicada a juventude com o terço vivo jovem. O grupo JACRI da Comunidade de Fátima, organizou a Noite de Louvor e Adoração com os jovens, que foi ministrado pela D. Mundica. No dia 19, aconteceu a oração pela juventude na novena de São José no Bairro da Luz. Os jovens compareceram para um encontro onde teve a presença do Pe. Firminio de Itamarati e o Pe. Moisés, pároco de Carauari. Nos dias 20-24, os jovens participaram do Dia das Missões visitando as famílias e fizeram os Círculos Bíblicos e os encontros do DNJ na casa de jovens escolhidos. No dia 25 de outubro, aconteceu na comunidade de São Francisco, uma palestra com os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UEA com as lideranças jovens sobre DST/AIDS. No dia 27, aconteceu a Celebração do DNJ na comunidade de São Pedro, no bairro de Nova República, onde contou com os jovens da Crisma e os adolescentes da Primeira Eucaristia, que estavam se preparando para receberem os Sacramentos.

 

Encontro da Igreja da Amazônia Legal tem cobertura da Radio Educação Rural de Tefé

A Rádio Educação Rural de Tefé participou da cobertura integrada do 1º Encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal, de 28 a 31 de outubro, em Manaus (AM). A cobertura incluiu conteúdo jornalístico, que foi veiculado em boletins e materiais específicos durante a sua programação, no programa da Coordenação de Pastoral e nos blocos de notícias.

Uma equipe de três profissionais da RCR fez a cobertura de rádio. A Rede de Comunicação Rio-mar transmitiu a celebração de abertura e a entrevista coletiva no final do encontro e flashes que contaram com a transmissão também pela Radio Educação Rural de Tefé. Além da cobertura durante o evento, a equipe da RCR vão produzir seis programetes que serão veiculados durante a primeira semana de dezembro. A cobertura teve como linha norteadora a apresentação da atuação da Igreja na região da Amazônia legal, a realidade da população, os problemas e desafios e também os resultados já colhidos com a missão. Para o diretor da Rádio Educação Rural de Tefé, Thomas Schwamborn, “a relevância deste encontro da Amazônia é  grande tanto para a Igreja local quanto para a Igreja no Brasil, como também o diálogo com a sociedade, nas questões específicas ali discutidas. Esta é a nossa missão como veículo de comunicação católico. A formação desta cobertura radiofônica integrada reforça o potencial da mídia católica aqui na Região Norte”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s