JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

“Esses são os que vieram da grande tribulação! Lavaram suas roupas no Sangue do Cordeiro!”

Deixe um comentário

LITURGIA  – FESTA DE TODOS OS SANTOS.

03.11.2013.

“Esses são os que vieram da grande tribulação!

Lavaram suas roupas no Sangue do Cordeiro!”

 

1.Introdução.

Faz sentido falar de Santos num tempo que desconhece valores espirituais, e os poderosos vivem impunes,nadando em riquezas, quase sempre, mal adquiridas? Nada os aflige e parecem não precisar de Deus e nem de suas promessas!

Mas, Jesus proclama as “Bem-aventuranças” para os pobres em espírito! Mas, de que bem-aventuranças se trata? Serão os bens para depois desta vida ou os pobres em espírito já são felizes por aqui mesmo? Precisamos, e muito, da luz divina para entender a proposta e as promessas de Jesus! Celebremos, portanto, sua Palavra com fé e esperança.

2.Palavra de Deus.

   Ap 7,2-14 – O Apóstolo João, no Apocalipse, descreve a felicidade dos pobres em espírito, provenientes de todas as nações e que foram purificados pelo Sangue de Jesus.Passaram pela tribulação, mas, agora, estão na glória!

1Jo 3,1-3 – O cristão sabe que é filho, verdadeiro filho de Deus, embora sua glória será manifestada no encontro com Jesus na hora da morte. Então seremos semelhantes a Ele, cheios de luz e de felicidade!

Mt 5,1-12ª – Jesus sobe a uma montanha, cercado de pobres e de empobrecidos, e ensina como Mestre proclamando a “Nova Aliança”. Não há trovões e nem relâmpagos como na “Antiga Aliança”, mas o Povo que escuta Jesus é proclamado “Bem-aventurado”, porque está no caminho certo!

3.Reflexão.

  • Quem era o Povo que escutava a Jesus? Eram os pobres empobrecidos da Região da Galiléia que tinham perdido suas terras por causa dos excessivos impostos cobrados pelos poderosos. Não eram preguiçosos! Eram os empobrecidos pela ganância de poucos que só pensavam no próprio bem-estar! Hoje, quem seriam os bem-aventurados de Jesus? Com certeza, todos aqueles e aquelas que lutam honestamente por seus direitos e buscam um bem-estar que lhe dê alegria de viver.
  • Quem anda pelos caminhos de Jesus – o caminho das “Bem-aventuranças” – com certeza, será perseguido. A perseguição e a calúnia são o sinal da garantia divina: “Bem-aventurados quando vos perseguirem e caluniarem (…) por causa de Mim! Alegrai-vos porque será grande a recompensa nos céus!”
  • Na segunda leitura temos a descrição de uma multidão incontável, que lavou suas vestes no “Sangue do Cordeiro”, passou pela grande tribulação, mas, agora, estão de pé, trajando vestes brancas e luminosas e trazem palmas em suas mãos. São os vencedores! Os atribulados e perseguidos de ontem, são os felizes de hoje!
  • O cristão acredita, firmemente, que a História vai ter uma reversão: os sofredores de ontem, serão os vencedores de hoje e de amanhã! Mas, a felicidade daqueles que têm fé em Jesus, a felicidade não vai começar amanhã! Ela começa hoje mesmo: “Caríssimos, desde já somos filhos de Deus (…) embora não seja manifesta a vida divina em nós, ela será manifesta quando Jesus aparecer: seremos como Ele é. Por isso, o cristão deve purificar-se todo dia no Sangue de Jesus, o Salvador!”
  • A veste branca e luminosa – a dignidade divina – não está na seda que vestimos,  mas ela é vivida no coração, no íntimo de cada um e é vivida desde já. Somos filhos desde já! Não apenas no futuro e nem fora de nossa realidade. Precisamos viver hoje e na luta como filhos de Deus!

“Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a Festa de todos os Santos!”

Frei Carlos Zagonel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s