JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

O Senhor levanta do pó e do lixo o pobre!

Deixe um comentário

Estimadas Irmãs e Irmãos!

Em meio ao clima alegre de Pentecostes o qual estamos vivendo na 41ª Assembleia da CNBB Regional Norte em Manaus, tenho a alegria de lhes repassar as reflexões Litúrgicas para o próximo domingo.
Agradecemos sempre aos nossos Irmãos Teólogos que nos auxiliam em nosso crescimento espiritual e fidelidade ao Senhor a partir da Palavra de Deus,
Nossa saudação fraterna!

Ir. M. Liani Postai csc
Prelazia de Tefé – AM

???????????????????????????????

LITURGIA – 25º DOMINGO COMUM  22.09.2013.

1.Introdução.

   Os antigos adoravam ídolos feitos de ouro, de prata e de madeira preciosa! Quais são os ídolos que o mundo moderno adora e levam para a perdição? Quais são os nossos ídolos pessoais que, certamente, não  facilitam nossa salvação?

Deus liberta a pessoa humana, mas os ídolos escrevisam e causam a morte. Somos, de fato, curtos de inteligência, pois não nos damos conta que os defeitos e os ídolos modernos causam sofrimento e morte! Longe de Deus é a morte; perto de Deus é a salvação. “De tal maneira amou Deus o mundo que nos deu o seu próprio Filho para nossa salvação!” (Jo 3,      )

Somos tão imediatistas e materialistas que não nos damos conta que Deus nos mostrou um outro caminho, o caminho da vida eternal, vida de filhos de Deus, imortais como Ele!

 

2.Palavra de Deus.

   Am 8,4-7 – Deus chamou um agricultor para exercer a profecia junto aos poderosos do Povo de Israel que escrevisavam e exploravam os pobres. Mesma durante a “Celebração do Sábado” eles preparavam maldades contra os pobres . Deus não entrava na cabeça desse povo!

1Tm,2,1-8 – O Apóstolo Paulo, provavelmente prisioneiro, recomenda aos cristãos uma vida humilde e pacífica procurando colaborar com as autoridades mediante a oração e o bom comportamento, pois, o Senhor quer a salvação de todos, mesmo daqueles que nos perseguem e caluniam. Paulo considera-se apóstolo para anunciar esta verdade a todos.

Lc  16,1-13 – A parábola, contada por Jesus, ensina que todos teremos de prestar contas da administração dos bens e talentos recebidos de Deus: “Presta contas de tua administração!”  De tudo deveremos prestar contas um dia a Deus! Como devemos proceder para sermos confirmados na administração dos bens do Senhor e não despedidos do emprego?

 

3.Reflexão

  • O ser humano é, por natureza, imediatista: vivemos e apreciamos aquilo que nossos sentidos percebem e captam. O gozo imediato dos bens materiais! Os bens espirituais são de outro nível, escapam e não são percebidos pelos nossos sentidos carnais. A própria Escritura diz: Come bem, bebe de teu vinho e goza com tua mulher, porque é isto que está a teu alcance!
  • Santo Agostinho (que provou muitos caminhos, inclusive, o do pecado) afirma: “Nosso coração, Senhor, foi feito por ti e ele não consegue descansar enquanto não repousar em ti”! O ser humano descobre o caminho certo de sua existência, somente, quando se deixa iluminar pela Palavra de Deus! Deus é a luz de nosso caminho!
  • Jesus, com a parábola do administrador astuto, não quis elogiar  sua esperteza , mas quis  dizer que deveríamos ser tão inteligentes e perspicazes na administração dos bens espirituais como o funcionário da fazenda foi esperto nos negócios materiais. Não raro, nós merecemos “nota 10” nos negócios materiais, inclusiuve, injustos e, com certeza, não seríamos elogiados na vida cristã e espiritual!
  • E Jesus conclui sua “homilia” dizendo: “Ninguém pode servir a dois senhores (…) Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro!” O dinheiro é necessário para avida neste mundo, mas ele não precisa ser o senhor de nossa vida! Ele mesmo nos previne com a exclamação: “Filhinhos, como é difícil a um rico entrar no Reino dos Céus!”

“Eu sou a salvação do povo; se ele clamar por mim’

Eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre!”

 

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s