JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Bispos do Amazonas e de Roraima participam de Assembleia Regional em Manaus

Deixe um comentário

DOM_ROQUE_16.04

Bispos das dioceses e prelazias do Amazonas e Roraima realizam reflexão sobre o tema “Comunidade de comunidades, uma nova Paróquia”, durante a 41ª Assembleia do Regional Norte 1 da CNBB. O evento teve início na noite desta segunda (16/09) e segue até a próxima quinta-feira (19/09), no Centro de Treinamento Maromba, em Manaus. Além dos bispos, participam do encontro coordenadores de pastoral e organismos em âmbito regional.

O tema estimula as dioceses e prelazias a refletirem sobre a atuação da Igreja no Brasil, a fim de propor pistas de ação para a renovação paroquial. “Este é um momento de celebração das alegrias e tristezas, dos sonhos e das esperanças dos povos da Amazônia, além da percepção dos sinais da presença de Deus na vida das pessoas desta região”, explicou o presidente da CNBB Norte I e bispo de Roraima, dom Roque Paloschi (foto).

De acordo o bispo, a Assembleia Regional, que ocorre anualmente na capital amazonense, também se configura como um momento de comunhão e de partilha entre os pastores da Igreja Católica nos dois Estados. As outras duas oportunidades de estarem juntos, refletindo sobre as experiências na região, ocorrem durante a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e no Encontro dos Bispos da Amazônia, que este ano também será realizado em Manaus, no fim do mês de outubro.

“Somos semeadores, mas é a graça de Deus que vai fazer essa semente germinar e dar frutos. Não na proporção que desejamos, mas na medida em que Deus faz suscitar”, destacou o presidente do Regional. O bispo alerta também aos cristãos sobre a necessidade permanente de conversão. “O que é mais importante não é o que eu falo, mas o que eu faço, ou seja, o testemunho que dou. Por isso, esses encontros nos ajudam a não perder o rumo do nosso caminho”.

Programação

Na tarde desta terça-feira, bispos e coordenadores de pastoral realizam trabalhos em grupo, discutindo o tema central do encontro. Haverá ainda espaço para Comunicações Pastorais, com informes sobre o andamento das atividades em cada diocese e prelazia.

Na quarta-feira, será realizada uma plenária ainda sobre o tema central da Assembleia e também a um debate sobre a juventude. Os bispos também deverão tratar da Campanha da Fraternidade 2014; o Conselho Regional Missionário (Comire); o 13° InterEclesial das CEB’s; e a Caridade Organizada (Cáritas).

comunidade-1 (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s