JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Vamos adiante com nosso humilde serviço à Boa Notícia

Deixe um comentário

Caros Irmãos e Irmãs!
Repasso-lhes as reflexões litúrgicas do próximo domingo com a belíssima
introdução de Pe. Itacir Brassiani ref a liturgia do dia de hoje(3ª f):

“Prezados amigos e amigas! São belíssimas, confortantes e iluminadoras as
palavras de Paulo na primeira leitura de hoje: “Deus nos examinou e
aprovou para nos confiar o evangelho, e é assim que falamos, não para
agradar a seres humanos, mas a Deus, que examina os nossos corações.
Aliás, sabeis muito bem que nunca bajulamos ninguém, nem fomos movidos por
alguma ambição disfarçada – Deus é testemunha. Também não buscamos glória
humana, nem junto de vós, nem junto de outros, embora como apóstolos de
Cristo, pudéssemos fazer valer a nossa autoridade. Entretanto, nos
tornamos pequenos no meio de vós. Imaginai uma mãe acalentando os seus
filhinhos, assim a nossa afeição por vós…” (1Tes 2,4-8). Assim, vamos
adiante com nosso humilde serviço à Boa Notícia de Jesus Cristo, com mais
satisfação ainda no mês da Biblia. Itacir msf.”

Desejo-lhes abençoada missão!
Com estima  fraterna!
Ir. M. Liani Postai csc
Prelazia de Tefé – AM

LITURGIA  –  22º DOMINGO COMUM

01.09.2013.

 “Ao seres convidado à festa, ocupa o ultimo lugar!”

1.Introdução.

    Vivemos num mundo que adora aparecer e a aparência é mais imporante que o ser!  Adora  o exterior, principalmente, quando seu interior é pobre demais! Pode ter uma alma safada e superficial desde que o corpo seja bonito e  bem proporcionado!

Javé disse a Abrahão: “Anda na minha presença e serás perfeito!” (Gn 17,1). Ninnguém é grande perante Deus. Mas,o ser humano, mesmo sendo pequeno, sabe que é amado por seu Criador! Deus, sendo infinito,não esmaga, com sua grandeza, a sua  criatura; mas levanta-a do pó e a torna participante de sua natureza divina! (2Pd 1,4).

Humilde é a pessoa que tem convicção da grandeza de Deus e de seu surpreendente amor por ela. Deus não esmaga os humildes com sua grandeza; pelo contrário, Ele exalta os pequenos e os introduz em sua intimidade (conhecem a Deus) e os torna participantes de sua natureza divina.

 

2.Palavra de Deus.

   Eclo 3,19-21.30-31 – O autor do Eclesiástico  insiste no caminho da humildade para encontrar a  misericórdia divina. Os orgulhosos dominadores possuem uma raíz maligna em seu coração.

Hb 12,18-19.22-24 – Os antigos judeus  fizeram a experiência de Deus no Deserto do Monte Horeb, no meio de trovões e de tremores de terra, mas os cristãos, agora, conhecem a Deus quando se aproxima de Cristo e de sua Igreja. Jesus é o rosto visível do próprio Deus!

Lc 14,1.7-14 – Nas festas é que os grandes gostam de aparecer, mas Jesus aconselha ocupar o último lugar! O humilde ocupa discretamente seu lugar, mas Deus, que o conhece o íntimo de cada convidado, pode convidá-lo para ocupar um lugar de maior destaque!

 

3.Reflexão.

  • A leitura do Eclesiastico retrata a situação do  povo de Israel,  semeado no meio do Império Grego e lutando para preservar a própria identidade cultural e, principalmente, sua fé em Javé. O autor propõe o caminho da humildade para descobrir a misericórdia divina. O orgulho dos dominadores está viciado por uma raíz maligna que produz a maldade. Os humildes  refletem a Palavra de Deus e nela encontram o caminho da paz. O caminho da fé, para o cristão, é o caminho da Igreja que nos oferece a Palavra e os Sacramentos, fontes da Fé e da Graça divina. Quanto maiores forem as dificuldades, os desafios e as dúvidas, mas insistente deve ser nossa ligação  com a Palavra de Deus e com a Igreja de Jesus! Maior deve ser nossa prática dos Sacramentos!
  • Jesus partipou de uma festa na casa de um rico e observou a competição para ocupar os primeiros lugares. Contou, então, uma parabola e toda parabola sempre tem um sentido oculto. Qual seria o sentido e o ensinamento  da parabola contada por Jesus? A sociedade estimula a competição, mas Jesus propõe o caminho do serviço. Ele diz: “Afinal, quem é o maior: aquele que está sentado à mesa, ou aquele que está servindo? (…) Eu, porém, estou no meio de vocês como aquele que está servindo!” (Lc22,27). O caminho de Jesus é o caminho do serviço!
  • Jesus optou pelos humildes, destituidos de qualquer poder; portanto, é de bom senso colocar-se a serviço daquele que não têm nada para nos retribuir o bem feito…porque seremos recompensados na ressurreição dos justos. A  humildade e o serviço não entra no esquema dos poderosos; eles apenas têm o horizonte do material, da competição e de” ter tudo dominado”!.

 

“Vós sois, Sennbor, o Pai dos humildes!”

Frei Carlos Zagonel

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s