JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Levantai-vos, Senhor, e defendei a vossa causa!

Deixe um comentário

LITURGIA – 19º DOMINGO COMUM.

08.08.2013.

1.Introdução.

   O povo cristão é peregrino que acredita na vida eterna prometida por Jesus Cristo. Ele vive num mundo que não observa a justiça e nem respeita os que procuram viver decentemente. Porém, na sua oração ao Pai, Jesus disse: “Não te peço, ó Pai, que os retires do mundo, mas que os preserves do mal!”(Jo 17,15). Deus não limpa o caminho para seus fiéis seguidores, mas garante-lhes sua proteção.

Não tenhamos medo: Deus é fiel e protetor. Recordemos os Patriarcas do Antigo Testamento e caminhemos na fidelidade como eles caminharam em seu tempo.

Recordemos, também, o “Dia dos Pais”.  Desça sobre eles  a “Bênção divina”.

 

2.Palavra de Deus.

   Sb 18,3.6-9 – O Povo de Israel vive, como migrante, no Egito e está perdendo sua  fé em Deus. Já nem mais fala a sua lingual nativa. Tornou-se grego entre os gregos, e corre o risco de adorar seus deuses gregos! O profeta recorda para ele os prodígios de Deus na  Libertação do Egito.

Hb 11,1-2.8-19 – Ter fé significa ter certeza que Deus cumprirá sua Palavra. Abraão, mesmo sem ter visto o país prometido, acreditou na Palavra de Deus!  Igualmente, Sara, embora velha e esteril, vai ter seu filho,pois, Deus cumpre sua Palavra. Hoje, nós vemos guerras e corrupção, mas Deus nos dará um Reino de Justiça e de Paz!

Lc 12,32-48 – Não tenhamos medo! Deus vai cumprir sua Promessa: Ele nos dará um Reino de Paz e de justiça! Mas, é necessário manter-se em estado de vigilância ou seja, comprometidos com práticas de justiça e de paz. O servo bom, prudente e fiel é aquele que pratica a honestidade mesmo no meio da desonestidade geral. Ser justo num mundo injusto!

 

3.Reflexão.

  • O autor do “Livro da Sabedoria” conhecia bem a situação  dos migrantes judeus vivendo no meio dos gregos e correndo sério risco  de perder a fé na Palavra de Javé, seu Deus. Por isso, o autor sagrado recorda os feitos de Deus em favor de seu povo lá na Antiguidade. Se Deus libertou o Povo de Israel da  tirania do Faraó, com certeza, Ele tem poder de salvar a nós que vivemos no meio de adoradores de falsos ídolos. Não seria esta a nossa condição, nós  que vivemos no meio de um mundo injusto? Mundo corrupto e sem fé? Com certeza, a receita do profeta vale para a nossa situação de exilados no mundo modern e materialista.
  • Crer  num mundo novo é possível, desde que tenhamos fé  no Poder e na Palavra de Deus!  Abraão acreditou no impossível e foi atendido! Somente a Palavra de Deus, rezada e meditada, tem poder de nos iluminar no meio de um mundo de trevas. Meditando a Palavra de Deus, o Povo antigo encontrou forças para caminhar; o caminho é o mesmo para nós que vivemos no meio das trevas atuais. Crê na Palavra e serás salvo! Crê na Palavra e lute pelo Reino e ele acontecerá pelo poder de Deus. Quem crê na Palavra, aguarda a chegada de seu Senhor com vigilância e solidariedade, administra os dons recebidos e sabe que Deus lhe dará a devida recompensa.
  • A missão dos pais é difícil; mas, quem tem fé permanence na vigilância e no cumprimento fiel de seu compromisso paterno. Ele verá os frutos nascidos pelo poder de Deus.

 

“Vigiai e ficai preparados porque o Senhor virá com certeza!”

 

Frei Carlos Zagonel

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s