JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

CONFESSEI O MEU PECADO AO SENHOR!

Deixe um comentário

LITURGIA  – 11º DOMINGO COMUM.

16.06.2013.

“CONFESSEI O MEU PECADO AO SENHOR!

1.Introdução.

   Com o avanço das Ciências e da Tecnologia, o homem, aos poucos, assume  attitudes de auto-suficiente! Ele não precisa mais de Deus! E se Deus não existe, também, não existe o pecado! Que seria pecado ? O Sexo não passa é  brincadeira legítima, a violência é  direito de fazer justiça pelas próprias mãos! Vivemos num mundo de trevas e de desespero!

Longe de Deus, o homem  é prepotente e hipócrita: exclui as pessoas e pretende apagar a consciência que o condena! Ele é o bom e os outros são os outros! A misericórdia de Deus não tem lugar no coração do hipócrita. Ele é o bom e não percisa da misericórdia!  Mas Jesus revela a verdade consoladora:  Deus tem a iniciativa da salvação; é suficiente crer, com humildade,  no poder e no amor gratuito de nosso Deus para ser perdoado e ser feliz!

 

2.Palavra de Deus.

 2Sm 12,7-10.13 – O rei Davi, abençoado por Deus, realizou grandes façanhas em favor do Povo de Israel. Tornou-se poderoso e procurou viver na mordomia do poder; por isso, não resistiu ao pecado. Aos poderosos tudo é legítimo, inclusive, roubar a mulher de seus  amigos!

Gl 2,16.19-21 – Paulo reconhece o amor gratuito de Cristo; por isso, vive comprometido com os trabalhos apostólicos: “Cristo me amou e se entregou por mim!”; por isso, ele  vive nEle e por Ele!

Lc 7,36.8,3 – Jesus aceita o carinho de uma prostituta na casa de um destacado fariseu que o convidara para um almoço. Para o fariseu, o carinho da prostitute não passava de “assedio professiona”l; para Jesus era gratidão pelo perdão recebido. O fariseu hipócrita vê as aparências; Jesus vê o coração agradecido da mulher que encontrou a paz!

 

3.Reflexão.

  • Diz o provérbio: “Todo poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”! O rei Davi, poderoso e vencedor de todos os seus inimnigos, não precisava mais lutar em favor do povo; só pensava em seus direitos e mordomias, mesmo sendo iníquas! Roubou uma mulher linda e matou esposo para não ter problemas com a gravidez. Prática comum dos poderosos deste mundo.
  • Alertado pelo profeta Natam, Davi se arrependeu e mereceu ser perdoado e abençoado novamente! O perdão sempre é possível quando exclamamos como Davi: “Pequei contra o Senhor!” E a mulher prostituta não mereceu o perdão porque derramou balsamo perfumado nos pés de Jesus; mas, porque foi perdoada, derramou lágrimas e perfume precioso agradecendo a quem lhe dera a verdadeira paz!
  • Os judeus davam muita importância às dores da circunscisão e às exigências da Lei Mosáica; com isso, anulavam o sofrimento de Jesus, que teria sofrido em vão! Nós pensamos merecer a salvação por nossas penitências e  devoções. Não pensamos no Sangue de Jesus derramado generosamente por nós. Nós somos salvos pela Sangue de Crito e não por nossas supostas boas obras ou devoções! Você pretence a um Movimento e, por isso, imagina de estar salvo/a. Paulo dizia: “Eu estou salvo porque Ele me amou e se entregou por mimn… por isso já não sou eu que vivo, mas é Ele que vive em mim!”
  • O orgulho e a autosuficiência do homem moderno não o conduz à paz, mas à impotência e ao desespero!

 

“Uma só coisa peço ao Senhor (…)habitar em sua casa por toda a vida”!

 

Frei Carlos Zagonel

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s