JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

O amor de Deus foi derramado em nossos corações!

Deixe um comentário

LITURGIA  – DOMINGO DE PENTECOSTES

19.05.2013.

“o amor de  Deus foi derramado em nossos corações!

1.Introdução.

    O Espírito Santo é um dom precioso demais para ser misturado com comportamentos pecaminosos. Jesus derramou o Espíritro Santo sobre  Apóstolos para que fossem perdoados de seus pecados e para exercerem a missão de perdoar os pecados de seus irmãos.O Espírto Santo não convive com o pecado e nem com a vida dúbia dos ministros do perdão!

    “Batizados no Espírito”, investidos no “Ministério do Espírito e da Palavra” e outros ministérios implicam andar pelos caminhos do Espírito e abandonar os “caminhos do pecado”!

     O Espírito Santo vem com a força do fogo que consome nossos pecados, com a força do Sangue de Jesus que nos lava de todo pecado e com a energia da graça que transforma pecadores em apóstolos zelosos, revestidos do poder de Deus. O Pentecostes inaugura o caminhar da Igreja sob o protagonismo do Espírito Santo que envia os missionarios de Jesus e os transforma  de apóstolos medrosos em gigantes da fé e dispostos ao martírio!

 

2.Palavra den Deus.

   At 2,1-11 – O Espírito Santo, prometido por Jesus, desce sobre os Apóstolos na forma de línguas    de fogo e, de imediato, eles começam a falar e bendizer a Deus por suas maravilhas.

    1Co 12,3b-7-12-13 – Nós não sabemos como rezar direito; por isso, o Pai derramou o Espírito Santo em nossos corações para que Ele reze por nós e em nós! É Ele que mantem a unidade na Igreja, não obstante, ser  ela composta de raças e culturas diversas. Muitos povos, mas uma só Igreja!

     Jo 20,1923 – O Espírito Santo é força e fogo do Deus vivo, produz uma imensa paz no coração de quem o recebe! O Espírito Santo é força divina (fogo que queima), mas é, ao mesmo tempo, brisa suave que derrama paz e serenidade nos corações dos discípulos!

 

3.Reflexão.

  • A vinda do Espírito Santo, segundo o Evangelho de Lucas, coincide com o Pentecostes do calendário judaico, quando era celebrada a  Aliança de Deus com o Povo de Israel, e com a proclamação da Lei dada por Deus a Moisés no Monte Horeb . Hoje celebramos a inauguração da Igreja – Novo Povo de Deus –  e a proclamação da Nova Lei e da Nova Aliança, proclamadas por Jesus. “Deus faz novas todas as coisas!”
  • No Evangelho de João, o Espírito Santo é soprado sobre os Apóstolos na primeira  aparição de Jesus ressuscitado: “Desejou-lhes a Paz, soprou sobre eles dizendo: recebam o Espírito Santo (…) assim como o Pai me enviou, agora, Eu envio vocês (…)ide anunciar a Boa Nova do Evangelho e perdoai os pecados!” (Cf Jo 20,19-23). Agora, a assistência é do Espírito Santo, mas o trabalho é da Igreja!  Vamos lá!
  • O fenômeno das línguas, descrito por Lucas, sinaliza a universalidade da Igreja – o Evangelho já fora anunciado a todas as nações conhecidas (anos 80 DC) e , não obstante falarem línguas diferentes, todas entendiam a pregação dos Apóstolos. A “Torre de Babel” confundia os povos (não se entendiam), mas no Pentecostes,  todos entendem o anúncio das maravilhas de Deus. Lucas não faz o “elogio do falar em línguas”, mas da pregação da Palavra de Deus a todos os povos! Não vamos rezar em línguas, mas falar de Jesus em todas as línguas, isto é a todas as pessoas!
  • No Evangelho Jesus disse que devemos pedir o dom do Espírito Santo, pois, Ele é necessário para entender a Palavra de Deus e a  missão que Ele nos confia. Sem o Espírito Santo nós nem sabemos, se quer, rezar e nem o que pedir! (Rm 8,26-27; Lc 11,13).

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo

E proclamavam as maravilhas de Dus!”

Frei Carlos Zagondel.

 

  

  

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s