JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Vai em paz e não peques mais!

Deixe um comentário

LITURGIA  –  5º  DOMINGO DA QUARESMA.

17.03.2013.

1.Introdução

   Na caminhada final desta Quaresma, não devemos fixar nosso olhar no passado, em nossos pecados, mas no poder e na misericórdia divina que pode e realiza novas maravilhas em nosso favor. Assim como abriu um caminho novo e levou de volta para Jerusalém o Povo de Israel, Ele epode recompor nossa vida e nos alegrar com as festas pascais.

Deus dá-nos, com certeza, nova oportunidade para uma vida de filhos em sua casa, mas não aceita brincadeira! Jesus revelou sua misericódia em favor da mulher adúltera, mas recomendou-lhe de não mais pecar! A vida é importante, exige seriedade!

Somos favorecidos pela graça divina, mas não somos juizes de ninguém; os farizeus, os doutores da Lei e os donos do poder religioso foram saindo um a um após o desafio de Jesus: “Quem for inocente pode atirar a primeira pedra!”

 

2.Palavra de Deus.

   Is 43,16-21 – O Profeta Isaías vivia no meio do povo exilado, triste e abatido. Ele percebeu os sinais de libertação e disse: “Deus vai abrir um caminho novo para vocês,realizará novas maravilhas para libertar-vos do castigo! E vocês cantarão louvores para mim”.

Fl 3,8-14 – Paulo foi conquistado por Cristo e experimentou, em sua vida de pecador, a força  de  Jesus ressuscitado! Ele foi conquistado, foi achado, mas precisou caminhar carregando a sua própria cruz cotidiana. Caminha com Cristo na dor para ter parte na sua glória do Senhor!

Jo 8,1-11  Na presença de Jesus ninguém está autorizado a julgar, mesmo a uma mulher  apanhada em fragrante adultério! Pelo contrário, Ele revela o que vai em nosso coração: se estamos na luz ou nas trevas. O olhar de Jesus revela até os nossos segredos mais íntimos.

 

3.Reflexão

  • O passado, mesmo pecaminoso, não deve ocupar nossa atenção. Nosso passado está nas mãos de Deus! Devemos esperar pelas novas maravilhas que Ele está preparando no processo de nossa conversão. Javé operou maravilhas na libertação do Povo de Israel do poder oppressor do Egito, mas, agora, fará maravilhas ainda maiores na nova libertação. Confiemos na misericórdia e no poder divino de nosso Salvador Jesus.
  • Paulo não recorda seu passado de pecador; mas confessa sua presente paixão por Jesus que o encontrou e o conquistou. Agora, ele segue Jesus de maneira apaixonada e incondicional. Esquece o passado e segue em frente! Imitemos a Paulo e sigamos, também nós, apaixonadamente, os passos de Jesus.Seguir Jesus é causa de alegria!
  • Jesus quer libertar a todos. Libertou a mulher adúltera, mas lhe recomendou  evitar a recaída no pecado. Ela precisa lutar para manter-se de pé como filha de Deus. Ele não julga! Ele não condena a ninguém, mas nos quer de pé e a caminnho da libertação de todo o pecado! Quanto aos judeus, hipócritas e presunçosos de inocência, revelou a eles o segredo mais íntimo de seus pecados. Olhando para dentro de si mesmos, niguém ousou atirar uma pedrinha sequer contra a adúltera. E você atiraria?

 

“O Senhor fez grandes coisas por nós,

por isso estamos alegres”

 

Frei Carlos Zagonel

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s