JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Dom Sérgio Castriani assume a Arquidiocese de Manaus

Deixe um comentário

23 Fev 2013 . 22:41 h . Sérgio Victor . portal@d24am.com

Cerca de 2500 pessoas prestigiaram a missa que marcou a cerimônia de posse. Quem não conseguiu lugar dentro da Igreja da Matriz pôde ver por um telão.

[ i ]Dom Sérgio Castriani assumiu a Arquidiocese de Manaus em cerimônia neste sábado.

A missa de celebração de posse do novo Arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani, reuniu mais de 2.500 pessoas na Catedral Metropolitana, conhecida como Igreja da Matriz, no centro de Manaus, na noite deste sábado (23), segundo estimativas da Polícia Militar

A passagem do báculo, o cajado episcopal, por Dom Luiz Soares Vieira, que estava a frente da Arquidiocese há 21 anos, legitimou a posse de Dom Sérgio, nomeado arcebispo pelo Papa Bento XVI em dezembro do ano passado.

“Sinto-me em casa nesta paróquia. Recebo de coração a acolhida aqui na Arquidiocese e a agradeço a todos pela confiança depositada em mim. Vamos caminhar juntos”, disse Dom Sérgio aos fiéis.

O novo arcebispo ainda falou sobre os desafios de pastorar uma grande cidade como Manaus e de evangelizar a juventude. “Temos jovens cada vez mais problemáticos mas, também, jovens idealistas e que querem seguir Jesus Cristo e colaborar com uma humanidade melhor e estamos juntos nisso”, declarou.

Os fiéis que não conseguiram um lugar dentro da catedral, puderam acompanhar  a cerimônia pelos telões instalados na praça da Matriz.

A pedagoga Darlete Oliveira, 48 anos, foi prestigiar a chegada do novo arcebispo e desejá-lo um bom trabalho. “Acredito que ele será um bom pastor e estamos aqui para segui-lo”, contou

Sempre acompanhado as missas de Dom Luiz, a contadora Josefina dos Santos, de 42 anos, se despediu do ex-arcebispo e desejou sabedoria ao seu sucessor.

“Tenho fé de que ele vai guiar o seu rebanho com muita Inteligência e paz no coração. Espero que ele continue o trabalho de seu antecessor nas comunidades de Manaus”.

Dom Luiz

Dom Luís, que pediu renúncia do cargo ao completar 75 anos, seguindo o  rito tradicional da Igreja Católica, declarou que cumpriu sua missão e que a Arquidiocese de Manaus está em boas mãos.

“Estou muito feliz com a posse de Dom Sérgio. Foi realmente a melhor escolha para esta cidade porque é um homem muito preparado que conhece nossa gente e a região do Amazonas”, disse o ex-arcebispo, que agora vai atuar como padre em sua cidade natal Apucarana, no estado do Paraná.

O novo arcebispo

Dom Sérgio Eduardo Castriani tem 58 anos é natural da cidade de Regente Feijó, em São Paulo e formou-se em Teologia e Filosofia.

Entrou na vida religiosa aos 21 anos, e no dia 9 de agosto de 1998 foi ordenado bispo pelo Papa João Paulo II.

Dentre as suas atividades episcopais, destacam-se o acompanhamento da

Pastoral da Juventude, secretariado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a presidência da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s