JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Pe. Candido “Em nome dos Presbíteros desta Prelazia de Tefé”

Deixe um comentário

A Dom Sergio Eduardo Castriani, pastor dedicado, com gratidão!

 Estimado Dom Sergio, foram 14 anos e meio de vida intensa e partilha generosa. Entre nós chegastes não como Bispo, quisestes receber tal ministério entre aqueles aos quais serviria e muitas são as testemunhas oculares daquele 09 de agosto de 1998, dentre estas, alguns se tornaram padres, outras, religiosas, outros se casaram e constituíram famílias e outros já nos precederam na eternidade, junto de Deus.

Os trabalhos foram muitos, e exigentes: quantas assembleias e encontros de pastoral realizados em vista da indicação por onde deveríamos encaminhar a evangelização; quantas visitas pastorais às comunidades do interior e encontro com pessoas acometidas das mais diversas privações; quantos gestos recebidos de gratidão lá aonde poucos desejam ir, naquela comunidade escondida na distante curva de um rio(como um sorriso, um abraço, um canto de acolhida à beira do barranco, uma pequena sacola com macaxeira, banana, tucumã), quanta dor partilhada, lágrimas enxugadas e famílias consoladas. Eis o primeiro esteio do serviço episcopal.

Aqui não somos iniciadores de nada e tampouco “inventores da roda”, somos continuadores de uma obra que não é realizada por mãos humanas e, com esta consciência, não ousastes mudar ou decrescer nenhum daqueles importantes instrumentos necessários para a efetivação de nossa comunhão pastoral que o senhor recebeu quando da sucessão apostólica de Dom Mário: Os Conselhos de Pastoral, de presbíteros, o secretariado de Pastoral e a fundação Dom Joaquim foram incrementados e levados a termo, não sem dificuldades. Eis o segundo esteio.

Diante dos desafios, o senhor percebeu a necessidade de descentralizar os serviços, para que nos aproximássemos mais efetivamente das pessoas: isto se deu com a criação da Cáritas, das quatro Paróquias de Tefé e da Área Missionária, do Amor Exigente e outras Pastorais. De fato, ao olharmos para a herança que recebemos desde os tempos de Dom Joaquim de Lange, podemos dizer, com plena convicção, que somos, sim, uma Igreja que vive e respira, a pleno fôlego, os ares e as intuições do Concílio Vaticano II. A Formação dos Agentes de Pastoral (e aqui podemos citar a formação para Catequistas locais, dos Animadores de Setor, do Curso de Teologia Pastoral, onde o senhor mesmo ajudou a lecionar disciplinas), dos diáconos permanentes e dos futuros presbíteros foi como que a pupila de seus olhos. Não foram poucas as pessoas envolvidas, o tempo empreendido e o investimento efetivado. A liturgia e a espiritualidade constituíam o terceiro esteio da vida da Igreja local: cuidar do espaço onde celebramos os sagrados mistérios, a formação litúrgica e a realização de retiros espirituais.

Penso que neste pequeno e incompleto mosaico consegui expressar os frutos daquilo que constitui a missão do Bispo em seus três múnus: de governar, de ensinar e de santificar.

Querido Dom Sérgio, trazemos em nosso coração verdadeiros sentimentos de gratidão. Entre nós fostes aquilo que nossa Igreja é: pobre. Sim, digo pobre porque nosso povo é pobre.. Somos uma Prelazia que passa por grandes necessidades e tudo quanto desejamos realizar, precisamos contar com a solidariedade de não poucas pessoas e Instituições. O senhor é um bispo despojado, sem muitas ou nenhuma exigência pessoa de conforto, tampouco de regalias. Penso que seu Lema episcopal – “Habitou entre nós’ – que alude o mistério da encarnação ao Filho de Deus, passe por essas realidades também.

A Igreja agora lhe pede outro serviço. Deixa de ser nosso Prelado para tornar-se nosso Metropolita. Em nome dos Presbíteros desta Prelazia de Tefé, na qualidade de seu representante, desejamos ao senhor, Dom Sergio, um bom, feliz e sereno governo pastoral na Arquidiocese de Manaus. Deus o acompanhe!

                                         Pe. José Cândido Cocaveli de Andrade

                          Representate dos Presbíteros da Prelazia de Tefé

                         Tefé, 1º de fevereiro Ano do Senhor 2013

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s