JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Ele vos batizará no Espírito Santo!

Deixe um comentário

Caríssimos Irmãos e Irmãs!
Na alegria de podermos celebrar a Festa do Batismo do Senhor, repasso-lhes
a riqueza da partilha fiel das reflexões litúrgicas de nossos Irmãos.
Desejo-lhes fecunda missão com a Palavra!
Minha saudação fraterna!
Ir. M. Liani Postai csc
Prelazia de Tefé – AM

  LITURGIA  – BATISMA DO SENHOR.

13 de Janeiro de 2013.

Ele vos batizará no Espírito Santo!

1.Introdução.

    Os festejos natalinos estão sendo encerrados; hoje começa a missão de Jesus e, por consequência, a missão dos discípulos de Jesus. É necessário engajar-se no Projeto de Jesus  e cumprir toda a justiça, ou seja: o Projeto de Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Jesus é batizado por João Batista, os céus se abrem, sobre Jesus desce o Espírito Santo, e o Pai identifica Jesus como seu Servo querido e obediente! O Plano de Deus está em andamento e a justiça divina será anunciada a todos os povos. Deus não fará mais distinção de pessoas ou de raças! Basta amar a Deus e cumprir a justiça para ser, verdadeiramente, filho de Deus.

A “Festa do Batismo do Senhor” deve iluminar o Batismo dos cristãos: sobre cada um dos discípulos missionário de Jesus, também, desce o Espírito Santo, são filhos queridos de Deus Pai e precisam engajar-se na Missão do Reino de Deus! Ser cristão não significa assinar ficha partidária e, depois, não cumprir o “programa do partido”! Ser cristão é assunto sério!

 

2.Palavra de Deus.

   Is 42, 1-7 – Temos a leitura do “Primeiro Canto do Servo de Javé”, por quem, Deus manifesta sua afeição (amor), derrama sobre ele o Espírito Santo e lhe concede inúmeros dons para que anuncie o Reino com paciência, com ternura e com a firmeza   de um discípulo missionário.

At 10,34-38 – O Apóstolo Pedro, sem abandonar o Povo judeu, abre as portas da Igreja para os pecadores e para os pagãos. Deus não faz mais distinção de pessoas ou de raças; agora, é suficiente praticar a justiça e ter sede de Deus. A Igreja assume a Missão de Jesus!

Lc 3,15-16.21-22 – No Batismo de Jesus temos as primeiras palavras de Jesus, registradas no Evangelho de Mateus, e seu diálogo  com João Batista, seu precursor. O Pai dá cumprimento à profecia de Isaias  (1ª Leitura) e identifica Jesus como o Messias prometido.

 

3. Reflexão.

  • Jesus não precisa do “Batismo de Penitência”, administrado por João Batista; mas, este é necessário para cumprir toda a justiça, ou seja: introduzir Jesus no mundo dos pobres e dos pecadores. Jesus inicia sua missão de Salvador dos pobres e dos pecadores!
  • Jesus não é um messias que se impõe pelo poder e pela violência. É humilde, repleto do Espírito Santo, não quebra a cana partida e nem apaga a tocha fumegante! É o “discípulo missionário do Pai”, que vai cumprir sua missão com firmeza e atrairá para Deus povos inteiros. É o discípulo fiel e querido de Deus Pai, e será a luz  dos povos e o médico dos enfermos e o libertador dos prisioneiros.
  • Jesus é o discípulo fiel do Pai, humilde, firme e repleto do Espírito Santo; por isso, o Pai se compraz com Ele e se alegra com sua obra misericordiosa em favor dos pequenos e machucados da vida. O Pai coloca o selo de sua identificação sobre Jesus e, ao mesmo tempo, indica para os cristãos, o caminho a seguir na vida. O Batismo nos revela a dignidade de filhos de Deus e a responsabilidade de missionários de Jesus.
  • Disse João Batista: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que vos batizará no Espírito Santo e no fogo!” João Batista prepara o povo para o verdadeiro batismo, o Batismo de Jesus no Espírito e no fogo! Sem a penitência não há condições de receber o “Batismo no Espírito”. Poderemos, até, fazer bastante barulho, mas não será o barulho do Espírito Santo! Cuidado, não nos enganemos, pode ser trágico demais errar em assunto tão importante e decisivo!

“Este é meu Filho, bem-amado!”

 

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s