JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

EPIFANIA DO SENHOR.

Deixe um comentário

06.01.2013.

1.Introdução.

Passadas as “Festas de Natal e de Ano Novo”,iniciemos nossa caminhada com a certeza que Deus anda conosco. É bom guardar no coração a certeza do amor de Deus!Na dor ou na alegria,Ele é nosso companheiro de jornada!

O povo de Deus estava humilhado e triste no exílio, sem esperança de libertação, e Deus esqueceu os seus pecados e o trouxe de volta para sua terra e para Jerusalém, sua cidade santa. Hoje não é diferente: passadas as “Festas de Final de Ano”, retomamos nossa realidade e nos damos conta que o mundo do mal faz a festa e não deixa grande espaço para a esperança de um mundo melhor!

Como Deus trouxe seu povo de volta e revelou-se como Salvador, a “Festa da Epifania”, como manifestação do poder e da glória de Deus, dá-nos a certeza que Ele nos libertará. Hoje, Deus revela seu Plano de Salvação para todos os povos da terra.

2.Palavra de Deus.

    Is 60,1-6 – A libertação do Povo de Israel será ampliada extendendo-se a todos os povos da terra: para Jerusalém acorrerão todos os povos levando, inclusive, suas riquezas.Deus vai oferecer a todas as nações a graça da salvação.

Ed 3,2-5.5-6 – Paulo, judeu convicto e fariseu de primeira linha, recebe do Espírito Santo a revelação do Plano de Deus: “Os pagãos são admitidos à mesma herança (…) são associados a mesma promessa em Jesus Cristo!”

Mt 2,1-12 – Jesus nascido em Belém, recebe a visita dos “Reis Magos” (sábios), vindos do Oriente; conduzidos pela estrela, “entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram”.

3.Reflexão.

  • Na Igreja Católica Oriental, a Festa dos Reis Magos é a Festa do Natal: o Salvador é revelado aos povos pagãos como Salvador! Os Reis Magos ajoelharam-se e adoraram o Salvador nos braços de Maria, sua Mãe. Ajoelhemo-nos também nós e adoremos o Menino, pois, Ele é o Filho de Deus e a garantia de nossa salvação.
  • Deus escolheu um povo como seu Povo eleito – o Povo de Israel – mas Ele não é racista! Levantemos nossos olhos e contemplemos o amor misericordioso de nosso Deus que envia a salvação a todos os povos do Universo, mesmo àqueles que não o conhecem!
  • Quem seriam os “pagãos de hoje”, objeto do amor de Deus? Quem seriam os estrangeiros, a quem os Reis Magos representam? Suspeito que seriam os pobres, os drogados, os desempregados, os meninos e meninas de rua…  Levantemos nosso olhar e contemplemos a oferta misericordiosa de Deus que deseja e oferece a salvação a toda criatura humana, independente de raça e de comportamento!
  • Os “Reis Magos” ajoelharam-se e ofereceram presentes. Não basta adorar; é preciso oferecer presentes! Quais seriam os presentes que podemos ou devemos oferecer ao Menino Jesus, nosso Salvador? Quem sabe, o ouro esteja no lugar de nosso amor; o incenso, no lugar de nossa adoração e a missa, no lugar de nossos sacrifícios, de nossas boas ações concretas em favor dos pobres e  necessitados.

 

“Viram a estrela no Oriente e vieram

Com presentes adorar o Senhor!”

Frei Carlos Zagonel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s