JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Catecismo da Igreja Católica II

Deixe um comentário

Depois que foi promulgada a Constituição apostólica Fidei depositum do Beato João Paulo II, em 1992, que autorizava a publicação do Catecismo, foi publicada a edição em língua francesa. Segundo o então Prefeito da Congregação para a doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger (hoje, Papa Bento XVI), “a edição típica deve ser a definitiva, não mais submetida a mudanças: eis porque se preferiu publicar o Catecismo, antes em uma língua moderna, reservando-se a possibilidade de realizar mudanças no texto” (Discurso de apresentação da edição típica do Catecismo da Igreja Católica, 9 de setembro de 1997). Após a publicação do Catecismo em língua francesa foram feitas as várias traduções e publicadas em vários países. Aqui no Brasil a edição do Catecismo veio com uma nota: “Esta tradução foi feita a partir da edição francesa… Ao tornar-se oficial a edição latina, os Editores brasileiros se prontificam a rever a presente edição”.
Em 1997, com a Carta apostólica Laetamur magnopere, o Papa João Paulo II aprovava e promulgava a edição típica latina do Catecismo da Igreja Católica. Para o Papa João Paulo II, com a publicação da edição típica, “conclui-se, portanto o caminho de elaboração do Catecismo, iniciado em 1986, e foi levado a feliz termo o auspício da  Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos de 1985”. Como haviam prometido, todas as casas editoras refizeram suas edições e publicaram o Catecismo de acordo com a edição típica latina, que se tornou a edição oficial.
Com a publicação do Catecismo, a Igreja Católica entregava um precioso instrumento para a formação da fé dos católicos, de acordo com as inspirações do Concílio Vaticano II. O último Catecismo oficial da Igreja era o Catecismo Romano, elaborado a partir do Concilio de Trento (1545-1563). Em 1905 o Papa São Pio X publicou o chamado Catecismo maior. Esse Catecismo servia como um resumo do Catecismo Romano.
Após a publicação da edição típica latina do Catecismo da Igreja Católica, o Papa João Paulo II, em 2003, encarregou o então Cardeal Joseph Ratzinger de preparar um compêndio do Catecismo. O Compêndio foi aprovado e publicado pelo Papa Bento XVI, em 2005. O Compêndio é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica, como afirma o Papa no Motu proprio com o qual aprovava e publicava o Compêndio. Para a edição do Compêndio foi utilizado um antigo gênero literário da catequese, a forma dialogada em perguntas e respostas.
Pe. Paulo Henrique da Silva
Capelão do Instituto Maria Auxiliadora (Natal), Diretor de estudos do Seminário de São Pedro e Professor de Teologia da FAHS.
Fonte:  http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com.br/2012/10/catecismo-da-igreja-catolica-ii.html
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s