JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Editorial Junho 2012

Deixe um comentário

“A fim de que todos sejam um”.(Jo 17,12), é o tema da novena de Santo Antônio deste ano, que começa, dia quatro com seu arraial. Este é um tema sugestivo, lembrando que há poucos dias celebramos a festa de Pentecostes. É o tema da união entre os discípulo, que nasce de sua união com Cristo, e por consequência com o Pai, que é dada na força do Espírito Santo de Deus. Não é o unitarismo pretendido em Babel, mas fruto do amor fraterno nascido do amor divino.

Santo Antônio nos inspira com seu exemplo. Na sua vida, por sua união a Cristo, pela palavra, diz-se que, se desaparecessem todas as bíblias estaria salvo seu conteúdo na memória e no coração de Santo Antônio. Além do que já foi dito e da sua união como frei e cristão, temos a união de Santo Antônio com a Eucaristia. Conta-se que em Pádua desafiaram Frei Antônio e ele movido pela fé, fez um juramento: dobrar os joelhos diante da Eucaristia, em adoração, mesmo faminto e diante de um monte de feno, levando muitos adversários à fé e a unir-se à Igreja.

Queremos lembrar a grande festa do Corpo de Cristo(Corpus Christi). O sacramento do Corpo de Cristo é sinal, fonte e realização da Unidade da Igreja.. Na Eucaristia acontece sacramentalmente e deve acontecer entre nós aquele mistério, “onde todos somos um”, um só povo de Deus, um só corpo e um só espírito, o corpo de Cristo.

É justamente a união com Cristo e o amor aos irmãos que distingue os santos, dos quais celebramos neste mês, de forma especial Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Suas festas no Brasil são chamadas festas juninas. Neste sentido podemos dizer que são festas e devoções que unem milhões de brasileiros, num misto de diversidade cultural, festa e fé, uma unidade “a brasileira”. Queira Deus que esta unidade se faça na conversão, na vida, na alegria, na fé e na fraternidade. Aí sim poderemos dizer: “somos um no Senhor”.

Frei Carlos Alves OFMConv.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s