JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

EDITORIAL de Março

Deixe um comentário

“Formamos a Igreja viva / que caminha para o Reino do Senhor.
Vivendo em Comunidade / nós faremos esse mundo ser melhor”

Iniciamos nossa Caminhada Quaresmal com um gesto concreto de conversão a partir da reflexão sobre “Fraternidade e Saúde Pública”, na luta para que “A Saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,8).
Jesus dedicou grande atenção aos doentes. Em toda a Bíblia também encontramos forte preocupação com a promoção da saúde em sentido amplo: promoção da justiça, da paz e dos direitos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define: saúde não é apenas ausência de doenças, mas completo bem-estar físico, mental e social. Na Bíblia, a palavra hebraica “shalon” expressa melhor o sentido de saúde, que remete ao bem-estar e envolve a possibilidade de trabalho e vida digna, paz, fraternidade e justiça.
Em nossa Constituição de1988, no artigo 196 nos diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Prevê políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças, além de serviços e ações que possam promover, proteger e recuperar a saúde das pessoas. Estabelece ainda que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio de transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
O grande objetivo da CF/2012 é discutir e reforçar o SUS – Sistema único de Saúde – que deve garantir os princípios do direito à saúde, do acesso universal e gratuito, da integração de ações preventivas com as curativas e da participação da comunidade (Conselho Municipal de Saúde).
Somos convidados a refletir sobre a saúde e o cuidado que a cerca, bem como no zelo de nossos irmãos enfermos que clamam pela dignidade em busca de meios que promovam a vida na sua recuperação e acolhida.
É momento favorável para assumir compromissos em nossas comunidades, no cuidado e preparo dos alimentos que sustentam nossos passos, na vida e missão de cada dia. É tempo de nos convertermos na busca da saúde, que conduz a vida.
“Igreja é povo que se organiza, gente oprimida buscando a libertação
Em Jesus Cristo, a Ressurreição”
Na promoção da saúde encontramos a nossa razão de viver e celebrar a fé. Deus caminha conosco e nos alimenta com a Palavra revelada em Jesus Cristo, com a força do Espírito Santo. “E que a Saúde se difunda sobre a terra!”

Pe. Valdemar Aparecido dos Reis
Vigário Geral – Prelazia de Tefé

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s