JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

CONFERÊNCIA DA SAÚDE: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”

Deixe um comentário

Aos quinze dias do mês de julho de dois mil e onze, no plenário da Câmara Municipal de Japurá, situada a travessa São Francisco S/Nº – Centro, as 08h00min horas, teve inicio a I Conferencia Municipal de Saúde, com o Tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, onde estiveram presente autoridades municipais, Excelentíssimo Sr. Prefeito em Exercício, secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, profissionais da área da Saúde, Sociedade Civil organizada e população em geral.

A Secretária Municipal de Saúde em Exercício a Sra. Dilene Alves Machado fez um breve pronunciamento, dando as boas vindas a todos os presentes e discorreu brevemente sobre o uso do SUS por todas as pessoas.  Na seqüência a Enfermeira Sra. Maria Orineide Barbosa de oliveira, Coordenadora de Atenção Básica do Município, realizou uma apresentação sobre a situação de Saúde no município, as redes de atenção a saúde no SUS e por fim, apresentou o mapa estratégico da SEMSA referente às redes.

Em seguida deu-se a aprovação do regimento interno, o qual já havia sido aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em reunião ordinária realizada no dia quatorze de junho de dois mil e onze, através da Deliberação 03/2011; que ficou disponível em edital na sede da Secretaria Municipal de Saúde, não havendo nenhuma alteração a fazer.

Logo após, o reverendíssimo Padre Sr. José Candido Cocavelle, que atua na Sociedade Civil Organizada proferiu explanação sobre o Tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, dando ênfase a exemplos diários simples, referente ao patrimônio público e, que desde o cidadão mais humilde até o que tem mais poder de aquisição utiliza o SUS por ”meio de inúmeras redes de serviço e ações de promoção da saúde, de Vigilância Sanitária (controle e fiscalização da qualidade de produto para o consumo humano, de portos e aeroportos etc.), da Vigilância Epidemiológica e controle de doenças (epidemias, endemias), de imunizações (produção e vacinações, etc.) de programas orientados para grupos populacionais e problemas específicos (saúde mental, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde dos trabalhadores), de redução de danos, de assistência, de produção de insumos (vacinas, medicamentos, equipamentos e outros), de iniciativa e medidas para educação em saúde. Enfim, uma ampla gama de programas, serviço e ações de promoção, proteção e recuperação da Saúde, efetivada a partir de uma extensa e completa rede de serviços e ações que conformam o sistema público, em instancias, (inter) governamentais e âmbitos organizacionais diversos”.

Logo após iniciou-se a assembléia para escolha dos representantes dos usuários – titular e suplente – para participação na Conferencia Estadual de Saúde, que será realizada em outubro de 2011, representante dos usuários foi escolhida a Sra. Marilene Fernandes Rocha como Titular, tendo como suplente Jonh Amilson Lopes Barbosa, representante dos prestadores de serviço da saúde.  A mesa Coordenadora da I Conferencia Municipal de Saúde realizou a apresentação dos Conselheiros Municipal de Saúde, os quais são os seguintes:

Representante da Administração Pública

  1.         I.     Secretaria <Municipal de Finança;

Titular: Antonio Barbosa de Oliveira

Suplente: Jones Guedes Lopes

  1.       II.     Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Maria Rosilene Coelho Melo de Souza

Suplente: Dilene Alves Machado

Representante dos prestadores de serviço da rede Hospitalar

Titular: Maria do Socorro da Silva Vasconcelos

Suplente: Jonh Amilson Lopes Barbosa

Representante dos prestadores de serviço com vinculo municipal

  1.      III.     Representante da SEMED

Titular: Rossineide de Castro Queiroz

Suplente: Eliene Ramos Maciel

  1.       IV.     Representante da Secretaria Munic. De Ação Social

Titular: Jaqueline dos Santos Silva Suplente: Vago

 Representantes dos usuários

  1.         V.     Representantes dos Produtores Rurais

Titular: Marins dos Santos Ferreira

Suplente: Vago

  1.       VI.     Representante da associação dos moradores

Titular: João Rodrigues de Souza

Suplente: vago

Representante das entidades Religiosas

Titular: Jucieda Araújo Menezes

Suplente: Rosalva Machado Muniz

 Em seguida a apresentação, iniciou-se os trabalhos das seis oficinas, uma para cada sub-tema, com Coordenadores escolhidos previamente pela Comissão Organizadora da Conferencia e a formação de cada oficina aconteceu no credenciamento.

As propostas foram apresentadas pelos relatores dos grupos de trabalhos, as quais foram aprovadas por todos os participantes da conferencia, sendo elas:

Sub-Tema 1: Acesso e acolhimento com qualidade; um desafio para o SUS.

Coordenador: Jonh Amilson Lopes Barbosa

Relator: Reinaldo Solart

 – Proposta prioritária para o município:

1.  Intensificar os trabalhos das equipes de ESF.

2. Montar estratégia juntamente com a Zoonose municipal para resolver o problema dos cachorros abandonados.

 – Proposta prioritária para o Estado

 1. Capacitar os profissionais de saúde

 – Proposta prioritária para a União.

 1 Fiscalizar os programas de Saúde por ele financiados para que se tenham melhor efetividade e resolutividade.

 Sub-Tema 2: Política de Saúde na seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, universalidade e equidade.

Coordenador: Odemário José Nogueira Pereira

Relator: Reinaldo Solart

– Proposta prioritária para o município:

1. Formar uma equipe de multiprofissionais para atender a população ribeirinha

– Proposta prioritária para o Estado:

1. Oferecer recursos técnicos e capacitação continuada para os profissionais que atuam na área rural.

– Proposta prioritária para a União:

1. Oferecer recursos financeiros para subsidiar os projetos elaborados pelos profissionais do município com absoluta prioridade conforme suas leis específicas.

 Sub-Tema 3: participação da Comunidade e Controle Social.

Coordenadora: Dilene Alves Machado

Relator: José Candido Cocavelle

– Prioridade para o Município:

1. Estimular a divulgação de informações acerca de direitos e deveres dos usuários do Sistema de Saúde Municipal SUS, priorizando as informações através de parcerias entre os setores de educação e saúde, melhorar currículos educacionais ensinado sobre o exercício da cidadania e da participação pública.

2. Capacitar os conselheiros municipais de saúde e aproximá-lo da comunidade, divulgar as ações de saúde através de boletins periódicos, debates em escolas, associações, sindicatos e prestadores de serviços.

 – Proposta prioritária para o Estado:

  1. Estruturar os sistemas de informação, informatização e gestão de serviço de saúde de maneira a aproveitar os profissionais habilitados para a organização dos serviços, ampliando o quadro funcional e condições para o exercício de suas funções.

– proposta prioritária para a União:

1. Realizações de campanhas educativas para a proteção do patrimônio público, e utilização dos serviços de saúde de forma racional e resolutiva.

Sub-Tema 4: Financiamento:

Coordenadora: Dilene Alves Machado

Relator: José Candido Cocavalle

 – Proposta prioritária para o município:

1. Fortalecimento do financiamento das ações de promoção da saúde e prevenção de agravos.

2. Capacitação dos profissionais de saúde no que se refere ao atendimento primário.

– Proposta prioritária para o Estado:

1. Cumprir com o investimento do orçamento público estadual na saúde, possibilitando o aumento do repasse financeiro para ações de atenção básica aos municípios.

– Proposta Prioritária para a União:

1. Investir mais recursos para manter e dá continuidade aos programas de saúde pública (ESF, EACS, hiperdia, Tabagismo e outros).

 Sub-Tema 5: Pacto pela Saúde

Coordenadora: Maria Orineide Barbosa de Oliveira

Relator: José Candido Cocavalle

 – Proposta prioritária para o Município:

1. Ampliar os indicadores do Pacto pela Saúde, de acordo com a realidade municipal, através da realização de oficinas comunitárias, monitoradas por técnicos da área da saúde.

2. Realizar ações de prevenção de gravidez na adolescência através de um trabalho integrado entre Educação, Saúde, Ação Social, e outros colaboradores.

3. Criar um grupo de apoio para realizar campanhas através da educação integradas, para prevenção ao álcool e as drogas no município.

– Proposta prioritária para o Estado:

1. Garantir as referencia para casos complexos de Assistência a Saúde com prioridade ao Pré-natal, parto e Nascimento de alto risco.

– Proposta prioritária para União:

1. Revisão da rede hospitalar no Brasil analisando custos – benefícios, principalmente em relação aos hospitais de pequeno e médio porte.

 Sub- Tema 6: Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde:

 Coordenador: Tânia Maria de Carvalho Almeida

Relator: José Candido Cocavalle

 – Proposta prioritária para o município:

1. Implantar política de atenção ao tabagismo, álcool e drogas, priorizando a prevenção e promoção a saúde.

2. Criação de um setor de educação permanente em saúde, garantindo, além da formação a multiplicação do conhecimento no município.

– Proposta prioritária para o Estado:

1. Proporcionar aproximação entre a Escola e a Saúde pública, nas regionais e municípios para adequação de capacitações/cursos de acordo com a necessidade de cada município.

– Proposta Prioritária para União:

1. Implantar sistema de informação que possibilite a comunicação entre as três esferas: federal, estadual e municipal, garantindo ainda a modernização e manutenção dos equipamentos.

 Em seguida foram encerrados os trabalhos da I Conferencia Municipal de Saúde com a satisfação de todos os participantes e com a apresentação de uma mensagem final para reflexão:

Nunca Desanime em meios as lutas,siga em frente, pois Deus disse,”diga ao fraco que sou forte”.

 Japurá-Am. 16 de julho de 2011.

Comissão Organizadora

FONTE: http://www.japura-am.com.br/index.php?id=112

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s