JAPURÁ – AM – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Prelazia de Tefé – AM – Norte I CNBB

Tefé – IGREJA E COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário

Prelazia de Tefé – Boletim de Junho de 2011 – EDITORIAL
No dia 5 de junho, a Igreja celebra o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data coincide com a festa da Ascensão de Jesus. Antes de voltar para o Pai, Jesus enviou os apóstolos a fazerem discípulos em todas as nações, “batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
Com o advento dos meios de comunicação modernos, a Igreja começou a difundir o evangelho através de programas de rádio e  televisão. Agora, chegou a hora de anunciar Jesus Cristo através da internet. É a isso que acena o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais, abordando o tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.
Conforme Bento XVI, “vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais”. Frente a isso, o papa pede que “as novas tecnologias da comunicação sejam postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira”.
A comunicação na era digital implica em vários desafios para a Igreja, entre os quais podemos destacar: superar o medo frente à comunicação digital; qualificar pessoas para atuarem neste universo; garantir as relações humanas diretas na transmissão da fé; manter o testemunho coerente “no próprio perfil digital e no modo de comunicar escolhas, preferências, juízos”.
Para não deixar dúvidas sobre a posição da Igreja, o papa convida “os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível”. Mais adiante afirma que “somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé”.
Por ocasião do 45° Dia Mundial das Comunicações Sociais, queremos lembrar o uso que fazemos dos meios de comunicação de que dispomos. Lembro aqui os nossos boletins e folhetos, desde os comunitários, até os da Prelazia, os programas de rádio que algumas paróquias fazem, o uso de cartazes, faixas etc.
Mas entre todos estes meios se destacam a nossa Rádio Educação Rural de Tefé e a repetidora da Rede Vida de Televisão, ambas mantidas e administradas pela Fundação Dom Joaquim. A nossa rádio faz parte da história desta região e continua a ser um dos meios de comunicação mais importantes nesta parte do Brasil. Em termos de programas religiosos, lembro entre outros o programa da coordenação de pastoral, os programas da Pastoral do menor, da Pastoral da Criança, da Pastoral Vocacional, da Infância Missionária e da Pastoral da Juventude, a missa do domingo, e tantos outros.
O investimento é grande, mas vale a pena. Gostaríamos que todos participassem deste nosso esforço. Em primeiro lugar, ouvindo e divulgando a nossa rádio. Quanto mais audiência tiver será mais fácil arrumar publicidade. Em segundo lugar, mandando sugestões e correspondência, e incentivando os ouvintes a fazerem o mesmo.Mas também é preciso ajudar financeiramente. Não queremos simplesmente instituir uma coleta obrigatória no dia mundial das comunicações. Mas todos poderiam ajudar. Por exemplo: o leilão de uma prenda durante uma noite de arraial, a rifa de um rádio durante os festejos do padroeiro(a), uma coleta especial, procura de publicidade também nos municípios fora de Tefé, etc. Todos podemos ser criativos. O importante é ter consciência de que estes meios de comunicação são nossos e que temos uma responsabilidade comum em relação a eles. Cuidemos, com responsabilidade, dos meios que temos a nossa disposição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s